Neste momento, a prioridade da Filarmónica é a remodelação de instrumentos
Filarmónica Recreativa Carvalhense
95 anos a dar música ao concelho




Laura Sequeira
NC/Urbi et Orbi


A Filarmónica Recreativa Carvalhense comemorou no domingo, 5, o seu nonagésimo quinto aniversário. Manuel Serra, presidente da colectividade, salienta que o ano de 2002 foi muito bom, visto que houve "muitos serviços e isso é um sinal que somos reconhecidos".
A participação em algumas festas religiosas no concelho da Guarda e a realização de alguns concertos na Covilhã a convite da Câmara Municipal são as actividades que se destacam. Manuel Serra recorda o concerto dado na Praça do Município como sendo "o momento alto" do ano que passou.
A dinamização da sede é um dos objectivos para o ano de 2003. Manuel Serra afirma que já foi "apresentado à vereadora da cultura um projecto de animação da sede que engloba uma actividade por mês". Assim, e no âmbito da comemoração dos 95 anos da Filarmónica, no próximo dia 18 vai haver uma representação teatral que ficará a cabo de um grupo de Aveiro.
Ainda para marcar o aniversário da banda, no dia 26 irá realizar-se uma tarde de música erudita. Para finalizar as comemorações, Manuel Serra lembra que "no dia 1 de Fevereiro vai haver a actuação de um grupo de música popular tradicional portuguesa".
A aposta forte para 2003 é o I Concurso de Acordeão promovido pela Filarmónica Recreativa Carvalhense. Nesta altura, Manuel Serra prevê a visita da Orquestra de Acordeões do Funchal. Mas a prioridade, neste momento, passa pela remodelação do instrumental.
A Filarmónica conta actualmente com 56 elementos, alguns deles já contam com 50 anos na banda e outros com 25. Vários elementos foram homenageados e foi-lhes entregue medalhas de ouro e de prata para assinalar o tempo em que estiveram ao dispôr da colectividade.