Emoção até ao fim na Taça de Honra
Estreito deixa Teixosense pelo caminho

Numa partida plena de emoção, Teixosense e Estreito não conseguiram resolver a contenda em 90 minutos. Depois de um jogo equilibrado, os do Pinhal foram mais felizes na lotaria das grandes penalidades e seguem em frente para as meias-finais da Taça de Honra.

Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi


O sorteio dos quartos de final da Taça de Honra ditou um embate entre duas das melhores equipas do distrital de Castelo Branco: Teixosense e Águias de Moradal defrontaram-se no Maia Campos e proporcionaram um excelente espectáculo. Apesar de um tempo impróprio para a prática desportiva, o recinto teve uma boa afluência de público.
A equipa de Fernando Gaspar não podia começar melhor. Logo aos três minutos, Gil, com um remate bem colocado com o pé esquerdo, bate Miguel Mendes. O Teixosense continua a pressionar e a praticar um bom futebol. Hélder Morais, Luís Pedro e Daniel Bordadágua criavam desequilíbrios. Enquanto isso, a equipa de António Belo, algo afectada pelo golo madrugador, sentia dificuldades para suster as investidas da animada turma locale. O capitão Velho tenta "arrumar a casa" cá atrás e, na frente, Nuno Alves, o melhor marcador do distrital era um quebra-cabeças para a defensiva local. O domínio do Teixosense durou até à meia-hora. Altura em que o Estreito começou a subir no terreno e a equilibrar a partida. Mas antes, por duas vezes, o Teixosense podia ter ampliado. Na primeira delas, Daniel Bordadágua na pequena área a rematar forte mas contra o corpo de um adversário. E de seguida Luís Pedro remata forte a rasar o poste de Miguel Mendes.
Aos 34 minutos, Gonçalo, do Estreito, descaído sobre o lado direito do seu ataque, executa um centro remate indo a bola a bater no poste direito da baliza de Samuel. E aos 34 minutos, Paulo Chasqueira comete falta na zona frontal e perto da grande área. Na conversão do livre, o capitão Velho atira com estrondo à barra, com Samuel batido.
De seguida, Hélder Morais foge pelo lado esquerdo, centra bem, mas Pedro Santos, isolado, falha clamorosamente na cara do guarda-redes. E no último minuto da primeira parte, Nuno Alves remata forte e colocado e Samuel executa uma das melhores defesas da tarde.

Estreito empata no último minuto

Na segunda parte, no reatamento, António Belo troca Gonçalo por David. E no primeiro minuto Nuno Alves torna a proporcionar uma boa defesa a Samuel. Mas, aos três minutos, o Estreito empata. Rui Brito remata com o pé esquerdo e bate o guardião serrano.
Aos 14 minutos da segunda parte, Geraldes entra para o lugar de Pedro Santos. E quase de seguida o Teixosense adianta-se no marcador. Hélder Morais executa um livre no lado esquerdo para o segundo poste, onde aparece Paulo Chasqueira a cabecear à barra, e na recarga Luís Pedro cabeceia para o fundo das redes. Um prémio justo para um jovem que é cada vez mais uma certeza no futuro do Teixosense, pela qualidade técnica e sentido oportunista. Depois da toada de domínio dos forasteiros, o Teixosense responde com um golo. A equipa adversária treme, e é o Teixosense que assume domínio. Daniel Bordadágua solto no centro do terreno desmarca Geraldes e este remata fora do alcance de Miguel Mendes, mas a bola sai rente ao poste. Gaspar refresca a defensiva e troca de lateral direito. Sai Licínio e entra Pedro Pereira. Aos 29 minutos, Hélder Morais centra, e Daniel Bordadágua em grande estilo amortece no peito e remata ao lado. Enquanto isso António Belo aposta tudo por tudo ao fazer entrar João Carlos. Mas é Geraldes que quase marca para o Teixosense. Vendo o guarda-redes adiantado, remata em arco, mas a bola sai rente à barra.
Gaspar substitui Daniel Bordadágua por Licas para tentar segurar mais o meio-campo. O jogo aproximava-se do final e o desfecho parecia traçado. Paulo Abrantes dá 5 minutos de compensação. Continuou durante este período a pressão do Estreito que subiu todo no terreno a bombear bolas para a área contrária, mas encontrava uma dupla de centrais em bom plano, Óscar e Paulo Chasqueira, e o guardião Samuel a corresponder. Mas no último minuto de compensação o Estreito chega ao golo. Paulo Marques ao segundo poste, espera a saída do guarda-redes Teixosense e marca. Um "balde de água fria" que gelou ainda mais os adeptos Teixosenses. Mas depois de a bola ir ao centro do terreno é Hélder Morais que solto na grande área atira rente ao poste. Repetiu-se o resultado de 2-2 obtido para o Campeonato no passado dia 1 de Dezembro.
Na lotaria das grandes penalidades, o líder incontestado do Campeonato foi mais feliz e marcou 6 grandes penalidades contra 5 do Teixosense. João Carlos marcou o penalti que ditou a eliminação do Teixosense.
Para as meias finais estão apuradas as seguintes equipas: Estreito, Idanhense, Cabeçudo e Cariense (II Divisão Distrital), repescado e que foi ao Paul eliminar a turma local por 2-4.