Segundo Maria da Graça Temido, os estudos nesta área estão a evoluir em Portugal
Seminário sobre Estatística
Matemática ajuda a hidrologia


Maria da Graça Temido, docente do Departamento de Matemática na Universidade de Coimbra apresentou um seminário intitulado "A Teoria Estatística de Extremos na modelação de fenómenos de caudas em Engenharia". A iniciativa teve lugar na Universidade da Beira Interior na passada quarta-feira, 8.
A apresentação versou sobre a ajuda que a estatística pode dar à hidrologia. Maria da Graça Temido abordou a Teoria Estatística de Extremos que pretende modelar muitos dos fenómenos associados à natureza como é o caso das cheias. Foram apresentadas fórmulas que permitem calcular o tempo médio até que um valor de cheia seja ultrapassado "A matemática ajuda também a que barragens, diques e pontes sejam construídos com maior precisão", lembra Maria da Graça Temido.
A docente salienta que os estudos nesta área estão a evoluir a nível nacional. "Há muitas teses de doutoramento onde se faz a ponte entre conceitos matemáticos actuais e a aplicação de modelos anteriores não muito apropriados", refere Maria da Graça Temido. "Há mesmo teses de engenheiros civis onde são utilizados modelos matemáticos mais adequados", termina.