A Assembleia da Universidade é contituída por 139 membros
Instituição pretende afirmar-se pela qualidade e pela diferença
Novos Órgãos Sociais da UBI tomam posse

A Assembleia da Universidade tem neste mandato uma importância acrescida. Vai eleger o reitor já no final do ano. Os seus membros tomaram posse numa cerimónia que pôs fim ao processo eleitoral iniciado há cerca de dois meses.


Por Catarina Rodrigues


Os elementos constituintes da Assembleia da Universidade, do Senado e dos Conselhos Directivos das Unidades Científico- Pedagógicas tomaram posse na passada quarta feira, 8. A cerimónia pôs fim ao longo processo eleitoral para os Órgãos Sociais da UBI que teve início em Novembro de 2002.
A Assembleia da Universidade é composta por 139 pessoas, entre docentes, funcionários e alunos, e assume-se como o órgão mais importante da instituição. Compete-lhe eleger ou destituir o reitor e aprovar os estatutos. Uma importância acrescida neste mandato derivado às eleições para o reitor que vão ter lugar já no final do ano. O Senado, onde se aprovam as linhas gerais de orientação da UBI é composto por 62 membros. Aos Conselhos Directivos das Unidades Científico-Pedagógicas compete zelar pelo bom funcionamento das respectivas Unidades ou Faculdades. Todos os elementos têm mandato de dois anos.
Santos Silva, reitor da UBI, assegura que os objectivos dos novos órgãos da universidade são os mesmos. "O mais importante para a UBI é a sua afirmação pela qualidade e pela diferença", refere acrescentando que "o empenho de todos para melhorar a instituição é fundamental".
Questionado sobre uma possível recandidatura ao cargo de reitor, por mais quatro anos, Santos Silva afirma que ainda é cedo para falar sobre o assunto. "Há iniciativas que gostaria de terminar, mas há pessoas capazes de o fazer até melhor que eu", salienta. O reitor lembra que existem projectos complexos que vão necessitar de uma atenção redobrada nos próximos anos e um conhecimento profundo dos mesmos para que se possam levar a bom termo.

Consulte aqui os membros constituintes dos seguintes órgãos:

Assembleia da Universidade

Senado

Conselhos Directivos