As casas degradadas vão ser alvo de uma vistoria por parte da Câmara da Covilhã
Algumas situações apresentam perigo
Edifícios degradados podem ser demolidos

Uma equipa composta por técnicos da câmara vai fazer o levantamento de prédios devolutos. A não actuação dos proprietários levará a que a autarquia faça uso das suas competências nesta matéria.



Por Catarina Rodrigues


A Câmara Municipal da Covilhã vai fazer um levantamento a todas as casas do concelho que se apresentam em estado de degradação. Uma situação que pode levar mesmo à demolição de vários edifícios.
"Com as desculpas da legislação muitos prédios são abandonados pelos seus proprietários e alguns casos constituem mesmo matéria de insegurança para as pessoas", explica o presidente da edilidade, Carlos Pinto.
Com vista a pôr fim a estas situações foi criada uma equipa composta por técnicos da autarquia. O objectivo é fazer o levantamento dos prédios devolutos, verificar a sua situação estrutural e proceder à notificação dos respectivos proprietários. Segundo Carlos Pinto a não actuação dos mesmos nos termos deliberados pela Câmara da Covilhã "levará a que a autarquia faça uso das suas competências nesta matéria".
Em todo o concelho são vários os casos de habitações degradas. A demolição dos edifícios poderá ser a única alternativa para a resolução do problema que em muitos casos apresenta perigo para a população. A situação é também válida para edifícios de empresas.