Prémios Municipais
Jornalismo, escultura e investigação distinguidos

A autarquia covilhanense vai atribuir prémios municipais. Vereador da oposição aprovou a proposta, mas salienta que é necessário definir os moldes e o regulamento do concurso.

Por Catarina Rodrigues


O jornalismo será uma das áreas distinguidas pela Câmara da Covilhã com um prémio municipal. A medida foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo, realizada na passada sexta feira,17, e abrange também a investigação e a escultura. Todos os trabalhos apresentados devem relacionar-se com o concelho da Covilhã.
Segundo Carlos Pinto, podem candidatar-se ao prémio de jornalismo todos os autores de trabalhos publicados, desde notícias, reportagens, crónicas até artigos de opinião. "Este prémio pretende distinguir aqueles que tratam temas relacionados com o concelho e com as suas gentes, de uma forma aprofundada e com rigor", explica o presidente da autarquia.
O melhor trabalho de investigação apresentado em instituições ou empresas do concelho também será reconhecido. "Produzir bens e serviços com criatividade e com o contributo dos investigadores é cada vez mais importante", frisa o edil. A atribuição dos prémios, no valor de cinco mil euros será feita no dia 20 de Outubro de cada ano, data em que se assinala a elevação da Covilhã a cidade. As candidaturas podem ser apresentadas a partir do próximo mês de Junho.
A Câmara Municipal pretende ainda beneficiar a sede do concelho e as freguesias com elementos escultóricos. O presidente da edilidade afirma que o prémio a atribuir nesta área deve considerar-se "um incentivo aos artistas da região e ao trabalho por eles realizado".
Miguel Nascimento, vereador da oposição na autarquia covilhanense, votou a proposta favoravelmente e refere que "é sempre importante estimular a escrita, a investigação e a criação artística. Mas, o socialista alerta para a necessidade de definir o júri, o regulamento e os moldes do concurso.