Por Catarina Rodrigues


A AFTEBI já formou 74 alunos

Eliminar os preconceitos existentes em relação à actividade industrial é o principal objectivo da Associação para a Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior (AFTEBI). Para alcançar este objectivo a associação vai ser a primeira do País a integrar o projecto "Pense Indústria". A medida foi anunciada pelo presidente da AFTEBI, Brás Costa, na apresentação do plano de actividades para 2003 que teve lugar no passado dia 14.
A AFTEBI é promotora de duas escolas tecnológicas, a Escola Tecnológica da Beira Interior (ESTEBI) e a Escola Tecnológica Têxtil (ETT) em Vila Nova de Famalicão. Na ESTEBI vão continuar a ser leccionados os cursos de Especialização Tecnológica em Manutenção Industrial e Design Têxtil. Na ETT serão leccionados os cursos de Confecção e Ultimação Têxtil. Brás Costa assegura que esta formação vai de encontro às necessidades apresentadas pelo mercado".
O presidente da AFTEBI garante que "os alunos formados nestas escolas têm um nível de empregabilidade total". No entanto, reconhece a "dificuldade em recrutar candidatos devido à falta de informação que há sobre empresas de cariz tecnológico". Segundo Brás Costa "a actividade industrial ainda está cheia de fotografias a preto e branco". O "Pense Indústria", que terá continuidade até 2006, poderá permitir despertar o interesse dos jovens para a carreira técnica. A utilização de campanhas de informação e de marketing poderão ser algumas das técnicas utilizadas para o efeito. "Apesar do sector têxtil atravessar algumas dificuldades, há empresas competitivas que solicitam formandos às escolas tecnológicas", sublinha o presidente da AFTEBI.
Ao todo são 74 os alunos já formados nas escolas da AFTEBI, dos quais 41 tiveram diploma e 13 terminaram o curso mas como não concluíram o 12.º ano não tiveram direito a diploma. Vinte alunos estão em fase de conclusão de trabalhos.