A barragem do Viriato também vai ter um Plano de Emergência
Serra da Estrela
Câmara garante segurança da barragem do Viriato




NC/Urbi et Orbi


A barragem do Viriato, na Serra da Estrela é segura e não existe qualquer risco de colapso naquela infra-estrutura. A garantia é deixada pelo presidente do conselho de Administração dos Serviços Municipalizados da Covilhã, Alçada Rosa, que diz que a albufeira foi alvo da inspecção do Intitituto da Água (INAG), que nada referenciou naquele local.
Alçada Rosa adianta ainda que, no âmbito de um trabalho efectuado pelo comandante dos bombeiros, José Flávio, será feito um plano de emergência para aquela estrutura.
Recorde-se que, há duas semanas atrás, após vários dias de chuva, a barragem do Lapão, no norte do País, começou a ceder e foi objecto de uma vistoria por parte do INAG. Este acontecimento levou a que se temesse a cedência de outras estruturas, mas segundo Alçada Rosa, na Covilhã, está tudo bem. O Instituto da Água, entretanto, realizou uma inspecção a 533 barragens, de Norte a Sul do País, com principal incidência nas de pequena e média dimensão. E verificou-se a inexistência de alguns planos de emergência. Agora, segundo o bastonário da Ordem dos Engenheiros, Francisco Sousa Soares, é denunciada a existência de várias barragens no País em situação ilegal e clandestina, que não cumprem o Regulamento de Segurança de Barragens.

Sabugal vai ter Plano de Emergência

Segundo o Instituto da Água, uma das barragens sem Plano de Emergência Interno (PEI) e Externo (PEE) é a do Sabugal, que faz parte do Regadio da Cova da Beira. No entanto, o INAG garante que estes planos estão "a ser concluídos". O PEI, cujo a elaboração compete ao dono da obra, respeita à gestão de situações de risco relacionadas com a barragem, com a albufeira e com a zona do vale imediatamente a jusanet. Nele se identificam os procedimentos a ter nestas situações, ao alerta os serviços de protecção civil e aos avisos na zona do vale. Já o PEE compete aos serviços de Protecção Civil e respeita à protecção do vale a jusante, destinando-se a fazer face a situações de acidente ou a minimizar as suas consequências.