A preservação da identidade cultural da Gardunha é uma das prioridades do executivo fundanense
Autarquia apresenta plano estratégico
Concelho quer ser "líder" no mercado turístico regional

Atingir as 195 mil dormidas em 2010 e tornar-se num destino turístico por excelência na Região. São estes os objectivos da autarquia fundanense. Uma aposta que representa um investimento de 73 milhões de euros.




Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


"Fundão: terras de mistério, uma história a contar, uma terra a descobrir". É este o slogan que pretende transformar o concelho num destino turístico por excelência na Região. O Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo, apresentado na última sessão de Câmara, quinta feira, 9, visa, segundo o autarca fundanense, Manuel Frexes, "debater e propôr soluções para a problemática do desenvolvimento do turismo no concelho". O objectivo passa por atingir, em 2010, as 195 mil dormidas, contra as actuais 40 mil por ano, levando o Fundão a "tornar-se líder no mercado turístico regional, do alojamento, refeições e serviços", declara o presidente da Câmara.
Defendendo uma identidade e características próprias de animação, Frexes relembra o "potencial enorme" que o concelho possui, desde o Parque Natural da Serra da Gardunha, Aldeias Históricas, zona mineira, passando pela Rota do Xisto, a cereja, enchidos, gastronomia, queijo, castanhas, entre outros. "Não nos sentimos diminuídos quando, por exemplo, há uma Serra mais alta ao nosso lado. Pelo contrário. Até nos agrada. Queremos mas é captar o turismo para aqui", esclarece o autarca, frisando que o "caminho está traçado". Assim, todo o concelho fundanense vai ser dividido em áreas temáticas. As "Aldeias Medievais", "Tempo dos Lusitanos", "À descoberta da Mina", "Sentir o Campo", "A Natureza do Xisto", "Fontes de Harmonia" vão proporcionar as mais fantásticas histórias aos visitantes.

"A Região de Turismo não tem olhado para nós"

O sector privado é aquele que mais vai investir no Plano, enquanto que a promoção e desenvolvimento dos projectos está nas mãos da Câmara Municipal do Fundão. Quanto ao papel da Região da Serra da Estrela (RTSE) nesta iniciativa, Manuel Frexes revela que "não é contemplado". "A RTSE devia ter o seu próprio plano que enquadrasse a Serra da Gardunha e todo o seu potencial", advoga. E continua: "Infelizmente isso não se tem passado. A Região de Turismo não tem olhado para nós como sendo prioritários". O edil fundanense acredita poder, dentro de seis anos, "deter cerca de 30 por cento da cota de mercado" nesta área.
Representando um investimento global de 73 milhões de euros, onde a autarquia assegura 23 por cento, as parcerias 25 e o sector privado a maior fatia, o Plano assenta num conjunto de 36 projectos considerados essenciais para a consolidação do Fundão enquanto destino turístico. O projecto permitirá a criação de 543 postos de trabalho directos e cerca de mil e 200 indirectos, isto é, resultantes do apoio à actividade turística. Os primeiros projectos estão previstos surgir em Junho de 2004, e a "todo o vapor" em 2005, seguindo-se lançamentos periódicos anuais. Depois de apresentado o estudo, o próximo passo é a constituição de uma Comissão Instaladora, responsável pelo lançamento do Plano.