Licenciaturas em Cinema e Arquitectura na UBI
Novos cursos aguardam luz verde

O reitor da Universidade da Beira Interior (UBI) confirmou que a instituição tem condições para a abertura da licenciatura de Cinema em Outubro. Anunciou também que tem pronto um projecto para a criação da licenciatura em Arquitectura.

Por Alberta Fernandes e Helena Sousa


O reitor da UBI anunciou durante o lançamento da nova revista de "Psicologia e Educação" que esta instituição já tem reunidas todas as condições para a abertura do curso de cinema em Outubro deste ano.
Santos Silva considera que "esta é uma área carenciada, a nível nacional e europeu, de profissionais devidamente qualificados".
A criação de uma licenciatura desta natureza é muito importante para Portugal, se bem que já exista um curso de cinema num politécnico em Lisboa. A capacidade de instalações, meios humanos e materiais existentes na UBI são as condições necessárias para levar a bom termo a abertura deste curso. Contribuindo para dar ao País e à Europa licenciados nesta área.
O reitor anunciou também que tem pronto o projecto para a criação de uma licenciatura em Arquitectura. Este é um projecto desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Civil, em colaboração com professores de arquitectura de instituições reputadas a nível nacional.
Santos Silva salienta que "há uma proliferação enorme de escolas de Arquitectura, sobretudo no domínio privado, e que neste momento poderão lançar no mercado um número provavelmente superior ao que será desejável de arquitectos".
No entanto o reitor não deixa passar em branco que "a UBI sempre se preocupou com a colocação dos seus licenciados e continua a preocupar".
Apesar desta produção excessiva de arquitectos a nível nacional, "não há produção de arquitectos a nível do Interior do País", defende. Devido aos cortes orçamentais para as universidades, não há ainda data prevista para a abertura desta licenciatura.