A revista do Departamento de Psicologia e Educação terá uma periodicidade semestral
Lançamento da revista "Psicologia e Educação"
Nova revista é motivo de orgulho

Universidade da Beira Interior lança mais uma revista na área da Psicologia e Educação. Esta é fruto de experiências no ensino e na investigação. A falta de psicólogos no interior foi mais um incentivo para esta nova publicação.


Por Alberta Fernandes e Helena Sousa


O Departamento de Psicologia e Educação lançou no passado dia 17 de Janeiro uma revista "Psicologia e Educação". O evento decorreu no auditório da Biblioteca Central. Contou com a presença do reitor da Universidade da Beira Interior (UBI) e de Fátima Simões, professora de Psicologia na UBI e directora da revista.
Santos Silva foi quem iniciou a apresentação desta nova publicação, salientando que "em Portugal vive-se um défice cultural e educacional", e que os departamentos ligados a esta área têm uma grande responsabilidade, uma vez que eles formam pessoas que vão formar outras pessoas.
Além disto considera que "o departamento e a universidade estão de parabéns" uma vez que passaram a ter mais um veículo de informação que conta com a colaboração de vários professores.
Para Fátima Simões o principal objectivo desta iniciativa é incentivar a investigação e a publicação de textos em Psicologia, Educação, e na área da Psicologia da Educação. Este é o primeiro volume, e inclui os números um e dois, contendo 11 artigos. A publicação terá uma periodicidade semestral.
A revista conta a colaboração de professores de universidades espanholas, da Universidade de Coimbra, de Évora e do Minho, assim como de professores da Universidade da Beira Interior.
A responsável deste projecto garante que a cooperação internacional e a "situação privilegiada da Beira Interior enquanto zona transfronteiriça" são uma garantia para fixar a população e desenvolver o País. "Há falta de psicólogos no interior, por isso há a conveniência de apostar em pessoas nesta área", salienta Fátima Simões.