Jornalismo e

Sociedade




de Fernando Correia







"Uma coisa são as novas tecnologias e as suas extraordinárias potencialidades para o bem dos homens, outra coisa é o manto dissimulador e anestesiante de uma «era da informação» encarada como uma espécie de «desígnio global da humanidade», perante o qual todos os homens teriam a mesma situação e os mesmos interesses, mas que mal dissimula motivações e objectivos de natureza diversa - mercantil, política, ideológica, sem esquecer as estratégias pessoais e de grupo."


Por Catarina Rodrigues



Fernando Correia sublinha neste livro que a comunicação e a informação se desenvolvem num terreno social. Desde a produção de notícias, ao relacionamento com as fontes, até aos critérios de selecção, nada é esquecido pelo autor.
Trata-se de uma recolha de textos publicados em revistas como O militante e o semanário Avante!, o estilo interventivo é por isso uma das características destes escritos.
O autor vê o jornalismo como um fenómeno social que não pode ser analisado à margem das lutas sociais e do combate de ideias. Neste livro é também abordado o papel dos profissionais da comunicação na construção da realidade. Os media na sociedade portuguesa têm um lugar de destaque, são referidas as 20 maiores tiragens e os quatro grupos económicos mais importantes do País. O ensino na área do jornalismo e as perspectivas para o futuro desta área são outros pontos desta obra cujo objectivo fundamental é contribuir para o debate.