Acção Social
CDU pede contas à Câmara da Covilhã

A entrega à autarquia covilhanense de um manifesto com centenas de assinaturas, feita pelos encarregados de educação, levou a Coligação Democrática Unitária (CDU) a pedir explicações pelos aumentos verificados no pré-escolar.


Os eleitos da CDU no círculo da Covilhã, classificam de "inaceitáveis os aumentos impostos pela Câmara Municipal", aos serviços de apoio à família prestados pelos estabelecimentos de educação pré-escolar. Para os representantes comunistas na Assembleia Municipal, "as críticas apresentadas pelos encarregados de educação são justas e legítimas". Segundo os membros da CDU, a componente de alimentação mais o prolongamento de horário, no que diz respeito aos serviços prestados às crianças do pré-escolar, representa, para as famílias, um encargo financeiro de 169.97 euros (33. 934 escudos).
A Câmara Municipal, para os eleitos da CDU, mostra intransigência e "faz orelhas moucas face às justas e legítimas críticas dos encarregados de educação". Devido a este facto, os representantes comunistas decidiram solicitar à autarquia informação detalhada dos custos dos serviços de apoio à família. O documento refere que devem ser explicados, em detalhe, também as receitas obtidas em cada estabelecimento do pré-escolar e quais os protocolos existentes ao nível do fornecimento de refeições com empresas e outras instituições. Segundo os eleitos da CDU pode estar a acontecer "uma injustificável violação do preço estabelecido por refeição". Neste assunto, a lei determina que o preço das refeições neste nível de ensino não podem ser superior ao praticado no Ensino Preparatório e Secundário.
No documento, a ser entregue dentro de poucos dias, os comunistas querem também ser informados dos investimentos efectuados em material lúdico-didáctico e formação de pessoal, no passado ano de 2002. O apoio aos projectos educativos dos jardins de infância neste mesmo período, devem também ser mencionados.