Nobrega Fontela elogia o equipamento do serviço de oftalmologia do CHCB
Protocolo firmado entre os dois hospitais
Oftalmologistas de Castelo Branco operam na Covilhã

Três médicos oftalmologistas do Hospital Amato Lusitano vão realizar intervenções cirúrgicas no Centro Hospitalar Cova da Beira. Durante dois meses pretendem efectuar 400 operações. A ideia não agrada ao presidente da autarquia albicastrense.


Por Catarina Rodrigues


O Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), na Covilhã e o Hospital Amato Lusitano (HAL), em Castelo Branco assinaram um protocolo, na passada terça feira, 21, no sentido de três oftalmologistas albicastrenses poderem utilizar as instalações do CHCB para efectuar intervenções cirúrgicas.
Durante os próximos dois meses os médicos acompanhados por uma equipa de enfermeiros, auxiliares de acção médica e do respectivo equipamento vão utilizar as instalações cedidas pelo CHCB. No tempo estipulado serão realizadas 400 cirurgias urgentes das mil que o HAL tem para fazer no âmbito do Programa Especial de Combate às Listas de Espera Cirúrgicas (PECLEC).
O serviço de oftalmologia do Hospital Amato Lusitano foi suspenso devido ao facto de terem sido detectadas várias infecções pós operatórias, estando agora em obras. A transferência do serviço para a Covilhã não agradou ao presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Joaquim Morão. O autarca apelidou a situação de "dramática" por temer uma transferência definitiva do serviço de oftalmologia.
João Gomes, director clínico do CHCB explica que a única coisa que se está a passar é a "cedência das instalações pelo período estipulado". Gomes lembra ainda que "já foram assinados outros protocolos entre estas duas entidades" e dá o exemplo da Patologia Clínica.
Nobrega Fontela, um dos dois oftalmologistas do CHCB, faz questão de salientar o bom equipamento de que dispõe o hospital. "Respondemos quer às necessidades cirúrgicas, quer médicas", sublinha. João Gomes afirma que a lista de espera está abaixo dos três meses. Até ao final de Janeiro o Centro Hospitalar Cova da Beira aguarda a presença de mais um médico para dar apoio aos dois oftalmologistas.