Rogério Bruno interpreta pela primeira vez este tipo de linguagem poética
Uma aposta diferente
Poesia em palco

Rogério Bruno declama um conjunto de poemas e prosas de Eugénio de Andrade . Um desafio para o actor que fez pela primeira vez um trabalho deste género.



Por Catarina Rodrigues


Um cenário simples onde as palavras são o principal ingrediente. São assim "Os Sulcos da Sede", uma leitura teatral da poesia de Eugénio de Andrade levada à cena pelo GICC- Teatro das Beiras. A interpretação dos 36 textos, 31 poemas e cinco prosas, seleccionados por Fernando Paulouro das Neves está a cargo de Rogério Bruno, que sobe ao palco para um monólogo de uma hora. "No princípio foi difícil", refere o actor que nunca tinha interpretado este tipo de linguagem poética.
O trabalho reflecte o percurso da própria vida de Eugénio de Andrade. Os elementos simples que compõem o cenário reportam às raízes beirãs do poeta nascido na Póvoa da Atalaia, no concelho do Fundão. No palco estão apenas um manto branco, uma arca, uma escada, o actor e as suas palavras. O suficiente para transmitir sensações de como em tempos foi a vida no campo. A afeição de escritor pela sua mãe é também uma constante ao longo de toda a representação.
O espectáculo foi pensado no início do ano passado. Estreou a 20 de Novembro no Fundão com o apoio da autarquia local no âmbito da Rota dos Escritores. Durante as comemorações dos 80 anos do poeta também foi feito um excerto do espectáculo que nos dois últimos fins de semana marcou presença na sede do Teatro das Beiras, na Covilhã.
"Os Sulcos da Sede" contam com a participação de um grupo de alunos da Academia de Música e Dança do Fundão na gravação do poema "Canção Infantil". A direcção artística e sonoplastia está a cargo de Gil Salgueiro Nave que também musicou os poemas "Canção" e "Retrato", com interpretação de Isabel Bilou.
Rogério Bruno explica que ao contrário do que acontece em peças de teatro, "este trabalho tem apenas uma pequena parte dramática". O actor considera no entanto que esta experiência é "muito boa" por lhe dar a conhecer melhor a obra de Eugénio de Andrade.
"Os Sulcos da Sede" são especialmente direccionados para quem gosta de poesia. O espectáculo volta agora a ser representado no concelho do Fundão e segundo Rogério Bruno "o calendário está muito preenchido".