Maria João Pires
Ministro da Cultura garante investimento no interior
Centro de Artes: de Belgais para todo o mundo

O Ministro da Cultura, Pedro Roseta, salienta a importância do Centro de Artes de Belgais, não só para o mundo, mas para atrair personalidades de vários quadrantes. E diz que o investimento em cultura, no Interior, é um objectivo a atingir.



Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


O ministro da Cultura, Pedro Roseta, visitou na segunda feira, 20, o Centro para o Estudo das Artes em Belgais, no concelho de Castelo Branco.
O governante salienta que de acordo com as grandes linhas do Governo "o investimento da cultura ao nível da educação e das classes etárias que estão representadas neste Centro, desde a infância, a adolescência e a juventude, temos que nos lembrar que é aqui que se democratiza a cultura" já que "as pessoas adquirem uma nova agilidade, uma capacidade de reflexão e atrás de tudo isso vem o chamado conhecimento crítico que são fundamentais para o desenvolvimento não só delas próprias, como para a comunidade onde se integram, sejam elas locais ou nacionais".
Elogiando o papel preponderante que o Centro para o Estudo das Artes em Belgais, tendo tido a nível mundial, Pedro Roseta considera que "este pode ainda ajudar não só a chamar a atenção de todo o mundo, como também trazer aqui personalidades de vários quadrantes, sobretudo impulsionando uma actividade tão importante como esta".
Questionado sobre a questão dos investimentos que são feitos maioritariamente no Litoral em relação ao Interior, o ministro da Cultura, não concorda com essa tese. "Ao nível da cultura não é bem assim" lembra e salienta "o programa ocupacional da cultura que tem a ver com verbas do III Quadro Comunitário de Apoio, mas também com contra-partidas nacionais em que estamos a fazer um grande esforço para no Interior haver infra-estruturas ao nível das capitais de distrito, essencialmente aquelas em que existam mais falhas de equipamentos".
Por sua vez, Maria João Pires, a mentora do projecto, garante que "deste Governo nunca tive falta de apoio, ao invés daquilo que aconteceu no passado. Este projecto vai para a frente, estando convicta que é o interesse e o investimento de cada pessoa e de uma equipa inteira, que faz com que se possa mudar a sociedade e ter uma continuação a longo prazo, dado que não estou interessada em fazer projectos de fachada, mas sim em mudar a sociedade local na medida do possível".


Câmara ajuda a obras na escola


A Câmara Municipal de Castelo Branco, assinou também na segunda-feira um protocolo com a Associação de Belgais - Centro para o Estudo das Artes, no valor de 139,663,42 euros, tendo por objectivo comparticipar as obras a realizar na Escola Primária da Mata que consistem na construção de uma sala de leitura e multimédia, de atelliers de artes plásticas, melhoramento do sistema de aquecimento, novas instalações sanitárias, revisão do sistema eléctrico e de canalização e um recreio coberto.
Trata-se de um projecto em que a Associação de Belgais pretende abrir uma escola primária bilingue, baseada no estudo das artes, dando assim corpo a um projecto global de intervenção cultural e social direccionado não só para o concelho de Castelo Branco, mas também para toda a população da Beira Baixa e a todos que dele desejem fazer parte.O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Joaquim Morão,
considera Belgais como "um projecto extraordinário para a nossa região que pelo seu prestígio é conhecido em todo o mundo" lembrando que no passado "esta região foi bastante sacrificada e ter hoje na nossa terra uma mulher como a pianista Maria João Pires é um motivo de grande orgulho para todos nós".
Por sua vez, Maria João Pires confessa que "seria impossível sem a autarquia albicastrense, apesar dos apoios governamentais, construir um projecto deste género, contribuindo deste modo para o desenvolvimento desta zona e de toda a Beira Interior".