Rota dos Escritores
UBI lança revista dedicada a Vergílio Ferreira


A apresentação da revista "...À Beira", totalmente dedicada a Vergílio Ferreira, com edição da Universidade da Beira Interior decorre hoje, terça feira, dia 28 de Janeiro, na Biblioteca Municipal de Gouveia. Durante este acontecimento, marcado para as 15 horas, haverá também a leitura de poemas da autoria deste escritor. Está também prevista a apresentação do livro "Vergílio Ferreira", integrado na Rota - Alípio de Melo. Pelas 21 horas, decorre no Teatro Cine de Gouveia a exibição da adaptação cinematográfica realizada por Lauro António e que tem por base o conhecido romance do escritor natural de Melo, "Manhã Submersa".
A partir de amanhã, quarta feira, dia 29 de Janeiro, vai estar patente ao público uma mostra intitulada "Sobre o Silêncio da Terra". A sala de exposições temporárias do Museu Abel Manta acolhe esta iniciativa que tem por mote a vida e obra de Vergílio Ferreira. Diariamente, haverá duas sessões de visitas, às 11 e às 15 horas, de terça-feira a sábado.
Esta inauguração finaliza o ciclo de abertura de exposições dos sete autores da Rota dos Escritores do Século XX. Este projecto foi desenvolvido pela Comissão de Coordenação da Região Centro, que pretende dinamizar a intervenção cultural nesta zona do País.
No fim de três semanas, as exposições saem do local onde foram inauguradas para ficarem nas localidades dos outros escritores que compõem esta rota. Miguel Torga, Vergílio Ferreira, Afonso Lopes Vieira, Eugénio de Andrade, Carlos de Oliveira, Fernando Namora e Aquilino Ribeiro são os escritores que, ao longo deste ano, vão estar em destaque nesta viagem pelo património cultural da Região Centro. As localidades envolvidas são Cantanhede, Coimbra, Miranda do Corvo, Condeixa-a-Nova, Idanha-a-Nova, Fundão, Gouveia, Leiria, Marinha Grande e Vila Nova de Paiva. Este itinerário tem em conta não só os caminhos de toda a literatura como dos lugares que marcaram e inspiraram as obras destes autores.