Maria Ferra obteve o título de agregado
Provas de Agregação
Isabel Ferra aborda medição de PH




Por Catarina Rodrigues


Maria Isabel Ferra, docente no Departamento de Química da Universidade da Beira Interior desde 1977, prestou provas de agregação. A lição de síntese apresentada no passado dia 24 foi subordinada ao tema "Padrões para medição de PH" e teve como arguente António Sousa da Silva, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Isabel Ferra explica que "o PH é um parâmetro muito utilizado em todos os laboratórios de análises químicas e análises clínicas". A docente falou sobre a forma de medir este parâmetro e nos vários padrões utilizados para esse efeito. O PH serve para dar uma ideia da acidez dos compostos. "Se uma solução é mais ou menos ácida isso é traduzido no valor de PH", refere Isabel Ferra. A lição de síntese pode ser leccionada a alunos finalistas de uma licenciatura na área da Química.
As provas de agregação começaram no dia 23 de Janeiro com a apreciação do Curriculum Vitae e do relatório para a disciplina de Electroquímica Aplicada por César Viana, professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Victor Lobo, professor catedrático da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra. A docente foi aprovada por unanimidade.