Ensino Superior: Uma Visão para a

Próxima Década






de
José Veiga Simão, Sérgio

Machado dos Santos e António de

Almeida Costa
















A obra "Ensino Superior: Uma Visão para a Próxima Década" foi lançada no passado dia 22 de Janeiro. Consiste num estudo que foi encomendado por Guilherme d' Oliveira Martins, ministro da Educação no Governo de António Guterres e que o actual executivo prosseguiu.
O livro pensa no ensino superior do futuro que deverá assentar na qualidade, na boa gestão e na competitividade. Define um novo modelo de relacionamento entre o poder político, o governo académico e a sociedade civil.
A obra divide-se em seis capítulos. Começa por fazer reflexões sobre a sociedade do conhecimento e o ensino superior. O financiamento, a organização e a regulação do sistema são outros dos aspectos focados pelos autores da obra que consideram fundamental a adopção de um novo modelo de governo do Ensino Superior.
O prefácio foi escrito por Pedro Lynce. O ministro salienta que o actual modelo de financiamento é propício à criação de cursos sem pessoal docente qualificado e permite a permanência de alunos repetentes nas instituições, que por sua vez devem prestar contas sobre o ensino que praticam.
Os autores do livro são personalidades ligadas ao ensino. José Veiga Simão é ex-ministro da Educação, Sérgio Machado dos Santos, ex-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e António Almeida Costa, ex-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.
"Ensino Superior: Uma Visão para a Próxima Década" é editado pela Gradiva e tem o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Pedro Lynce já anunciou que a obra vai servir de base para a discussão pública que tem por objectivo a reforma do ensino superior.

 

[Ver artigo relacionado]