Debate da JCP
"A hipocrisia dos EUA"

Juventude Comunista Portuguesa debate na Covilhã a intervenção militar ao Iraque.

Por Sílvia Lopes


A iminência da guerra entre os EUA e o Iraque foi o tema do debate promovido pela Juventude Comunista Portuguesa (JCP) na passada sexta feira, 31, no Auditório da sede da AAUBI. Ângelo Alves, da Secção Internacional do PCP, esclareceu os participantes e evidenciou a oposição do partido a um eventual ataque ao Iraque.
Com o nome de "Petro-Dollars" esta iniciativa pretendia explicar os argumentos da JCP face à "hipocrisia dos EUA. É revoltante ouvir Bush chamar ditador ao homem que os próprios Estados Unidos financiaram", afirma Ângelo Alves. A JCP considera que o sistema capitalista tenta resolver as suas contradições através da guerra, acabando por aprofundá-las. Esta guerra pode levar a uma situação que os comunistas consideram preocupante. A utilização de armas nucleares, se não chegar a ser uma catástrofe para o mundo, será sem dúvida para os povos do Médio Oriente e da Ásia Central. Os EUA afirmam a necessidade de proteger o mundo da ameaça nuclear do Iraque, porém "tudo isto soa a falso, pois mesmo reconhecendo a existência de armamento nuclear, depois da Operação Tempestade no Deserto o Iraque não tem bases militares para fazer uso dessas armas", acrescenta.
O debate contou com cerca de 30 pessoas. Jorge Morgado, militante do partido, considera que são de louvar as iniciativas da JCP na Covilhã. "Desde que vim estudar para a UBI já se fez uma feira do livro e uma milícia, para não falar dos debates quase semanais", comenta.