Belmonte
Obras do Museu Judaico avançam

NC/Urbi et Orbi


Amândio Melo, presidente da Câmara Municipal de Belmonte, garante que "as obras de construção do Museu Judaico, em Belmonte, começaram no passado dia 15 e vão prolongar-se por um ano". Inserido numa vila que detém uma das maiores comunidades judaicas do País, o Museu Judaico resulta da recuperação do antigo colégio de Belmonte.
O custo estimado da obra é de um milhão de euros, financiados pela Acção Integrada de Base Territorial (AIBT) da Serra da Estrela e pela Câmara de Belmonte. A obra vai ser executada pela empresa Constrope.
O autarca belmontense garante que a construção deste museu é mais um passo para a concretização de uma rede de cinco museu temáticos. Amândio Melo salienta que Belmonte quer ser "a Vila Museu do Interior". O autarca já adjudicou a recuperação de um antigo lagar de azeite que terá como propósito a recriação de um espaço museológico dedicado ao ciclo do azeite.
Estas notícias surgem numa altura em que estão a ser musealizadas duas salas do Castelo de Belmonte. Todo o espólio concelhio está a ser colocado na sala da Torre.