Por Catarina Rodrigues


Sousa Soares (à esquerda) apoia a criação do curso de Arquitectura na UBI

Apresentar à sociedade as principais obras que contribuíram para o desenvolvimento de Portugal é o objectivo da exposição de fotografias do livro "100 Obras de Engenharia Civil do Século XX". A mostra patente na sala de Exposições do Edifícios das Ciências da Engenharia da UBI contem fotografias de pontes, barragens, caminhos-de-ferro, edifícios, obras marítimas e portuárias. A Barragem do Cabril em Castelo Branco e a Barragem da Lagoa Comprida no Parque Natural da Serra da Estrela são as duas obras representativas da Beira Interior.
A mostra que pode ser vista até 14 de Março, foi inaugurada no passado sábado, 1, numa cerimónia que contou com a presença do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Francisco Sousa Soares. O responsável aproveitou a ocasião para apelar a uma maior complementaridade entre a Universidade da Beira Interior e os Institutos Politécnicos de Castelo Branco e da Guarda no domínio das engenharias.
"Não há meios financeiros para investir em todo o lado", refere acrescentando que as três instituições em causa não podem competir entre si. Uma das hipóteses avançadas pelo bastonário consiste no facto da UBI passar a controlar o que se lecciona nos Institutos Politécnicos "sem prejuízo destes continuarem o ensino de bacharelato de Engenharia Civil".
O Bastonário reconhece o investimento feito ao nível da Engenharia Civil na Universidade da Beira Interior nos últimos cinco anos e defende a continuação desse investimento.
Santos Silva, reitor da UBI, não concorda com a abertura de cursos com "designações idênticas" a poucos quilómetros de distância. Face ao aumento do número de vagas quer no ensino público quer no privado que supera o número de candidatos, Santos Silva defende a necessidade de "reordenar o sistema". Uma tarefa que segundo o reitor, compete ao Governo.
O Bastonário da Ordem dos Engenheiros apoia a Universidade da Beira Interior na criação do Curso de Arquitectura. Uma área que deve estar relacionada com a Engenharia Civil.


Aviso às autarquias


Francisco Sousa Soares deixou, na sua passagem pela Covilhã, um aviso às autarquias de todo o País. "Não é possível um engenheiro dar a sua assinatura a um projecto ou a uma direcção de obra, sem nunca ter visitado a obra ou sem intervir no projecto", salienta.
A Ordem dos Engenheiros aplicou no último ano seis penas disciplinares, tendo uma delas consistido na suspensão por um ano. "Vamos ser implacáveis quando verificarmos que existem assinaturas de favor", sublinha. A Ordem está preocupada com a existência de "engenharia de má qualidade no País". Para que estas situações sejam evitadas, o Bastonário defende que "a parceria com as autarquias é fundamental" e pediu às mesmas uma cultura de exigência.