Por Catarina Rodrigues


Dois dos modelos estudados no projecto "Cobertura em Casca"

Nuno Gomes de 27 anos e Sandra Costa de 23, foram os alunos da Universidade da Beira Interior contemplados com o prémio SECIL Universidades 2002, na área da Engenharia Civil.
"Cobertura em Casca" foi o título do trabalho desenvolvido na disciplina "Projecto" do 5º ano da licenciatura em Engenharia Civil que tem como professor responsável Ryszard Kowalczyk.
João Pires da Fonseca, docente da UBI e orientador do estudo realizado pelos alunos explica que "o prémio SECIL é o mais importante desta área atribuído a nível nacional". O projecto galardoado consistiu na cobertura de um pavilhão feita em betão armado muito fino. João Pires da Fonseca dá o exemplo de uma casca de ovo como sendo proporcional à cobertura apresentada. "Este prémio é o reconhecimento de todo o trabalho realizado", explica Nuno Gomes.
No concurso podem participar os oito cursos de Engenharia Civil acreditados pela Ordem dos Engenheiros. O galardão destina-se, segundo o docente a " incentivar os alunos e a qualidade do seu trabalho".
A cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado dia 29, no Convento do Beato, em Lisboa e contou com a presença do Presidente da República, Jorge Sampaio, patrocinador da iniciativa.
Os alunos da UBI foram os vencedores do concurso de Engenharia Civil em ex-aequo com os alunos da Academia Militar. O prémio atribuído consistiu num montante de 5000 euros. A SECIL atribuiu também os prémios aos três melhores projectos na área da Arquitectura.