O encontro foi promovido pelo Sindicato de Professores da Zona Centro
Ensino Especial
Dificuldades de aprendizagem em debate

Pensar as dificuldades de aprendizagem que assolam alunos de todo o país e elaborar possíveis intervenções foi o mote que reuniu cerca de 200 professores na UBI.


Por Sílvia Lopes


Cerca de 200 professores da Covilhã reuniram-se na UBI, na passada quarta feira, 30 de Janeiro, para uma acção de formação. Sob o tema "Dificuldades de Aprendizagem: aspectos conceptuais e perspectivas de intervenção" o Sindicato de Professores da Zona Centro (SPZC) promoveu, nos dias 30 e 31, na Covilhã e em Castelo Branco, dois encontros formativos para docentes de todos os graus e níveis de ensino.
No auditório 8.1 do Departamento de Engenharias da UBI, entre as 10 e as 13 horas, o orador Vítor Cruz, Mestre em Educação Especial e docente da Universidade Técnica de Lisboa, transmitiu aos professores participantes conteúdos conceptuais e perspectivas de intervenção sobre os problemas de aprendizagem. "O verdadeiro professor é o que consegue ensinar os alunos que têm problemas, os outros aprendem naturalmente", explicou. O orador reconhece que os professores saem das universidades pouco preparados para enfrentar este problema, mas "a formação do professor é contínua e tem que ser aprofundada ao longo da sua carreira", conclui.
Para Carlos Costa, representante do SPZC na delegação da Covilhã, "o problema das dificuldades de aprendizagem raramente é abordado. Há tanto para fazer neste âmbito que pretendemos dar aos professores condições para reflectir e analisar esta questão". As assimetrias entre o litoral e o interior evidenciam-se. A falta de infraestruturais e programas especiais exigem dos professores maior dedicação. "É necessário trabalhar a este nível para recuperar a falta de recursos e superar a necessidade de outros profissionais nas nossas escolas", conclui.