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                        Cursos de Doutoramento 
                        Um contributo para a reforma do Ensino Superior em Portugal 
                         
                        Ao contrário da tradição europeia continental, os Doutoramentos 
                        na tradição anglo-saxónica são constituídos 
                        por uma componente curricular (disciplinas), por exames de acesso à fase 
                        da dissertação e pela dissertação propriamente dita. 
                        Cada vez mais escolas optam pela oferta deste tipo de cursos de doutoramento. 
                        Em Economia, por exemplo, todas as melhores escolas do Mundo os oferecem. 
                      Numa altura em que se equaciona a reforma do Ensino Superior 
                        em Portugal, a implementação de cursos deste tipo poderia trazer 
                        credibilidade acrescida à Universidade Portuguesa. Porquê? 
                      Primeiro, porque são cursos objectivamente mais exigentes 
                        do que as tradicionais dissertações (que eram frequentemente - mas 
                        nem sempre - precedidas de um curso de mestrado), por duas razões meramente 
                        quantitativas: exigem a aprovação (ou média superior a 14) 
                        a mais disciplinas do que no mestrado e exigem a aprovação nos exames 
                        de acesso. Estes exames podem revestir formas diferentes consoante a Escola e 
                        consistem num único exame de especialidade, em exames gerais mais exame 
                        de especialidade ou ainda na apresentação de um pequeno paper empírico. 
                      Segundo, porque a preparação académica 
                        e pedagógica para enfrentar alunos motivados para o doutoramento eleva 
                        a qualidade das disciplinas a níveis superiores ao que tradicionalmente 
                        é observado nos mestrados. Os mestrados são cada vez mais vocacionados 
                        para a vida profissional, objectivo que não se coaduna com a necessidade 
                        de ter teses de doutoramento que constituam um verdadeiro contributo para a ciência 
                        e que possam ser reconhecidas internacionalmente. Acresce a isto que as barreiras 
                        que os alunos têm que ultrapassar para serem admitidos a doutoramento garantem 
                        a qualidade científica e a capacidade de trabalho do candidato, o que nem 
                        sempre é possível com o esquema tradicional. 
                      Por fim, este acréscimo de qualidade é simultaneamente 
                        causa e efeito de uma maior interligação entre instituições 
                        universitárias de renome, dando verdadeira acepção ao termo 
                        Universidade, quer ao nível de intercâmbio de docentes quer de alunos. 
                        Daí decorre o aumento da credibilidade científica das instituições 
                        e o reconhecimento internacional com o natural aumento do número de publicações 
                        científicas em jornais com referees. 
                      Para a Universidade da Beira Interior, a implementação 
                        de cursos deste tipo nas suas áreas de excelência trará as 
                        seguintes vantagens: 
                        (1) Sedimentar e afirmar a UBI como escola de Pós-graduação 
                        de vanguarda na Europa; 
                        (2) Atrair público nacional e estrangeiro de cada vez maior qualidade; 
                        (3) Permitir intercâmbios permanentes com as melhores escolas do mundo, 
                        no que respeita à formação do próprio corpo docente, 
                        deixando inalterada ou alargando a restrição orçamental da 
                        instituição; 
                        (4) Integrar num produto único (o Programa de Doutoramento) de elevados 
                        padrões de qualidade todas as pós-graduações existentes, 
                        funcionando Mestrados, MBA's ou cursos de pós-graduação como 
                        sub-produtos (ou sub-conjuntos) daquele programa, garantindo também para 
                        estes um padrão de qualidade elevado. 
                      Julgo que vale a pena pensar nisto! 
                          
                       
                       
                       
                         
                       
                      
                      *Economista, Docente no DGE-UBI, Doutorando 
                        na FE-UNL 
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