Concentração Invernal comemora 15 anos
Lobos da Neve no primeiro fim-de-semana de Março

Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


Aquela que já é considerada a maior concentração invernal e a terceira mais popular do calendário oficial da Federação Portuguesa de Motociclismo comemora, este ano, o seu 15º aniversário. A "Lobos da Neve", organizada pelo Moto Clube da Covilhã, tem início no próximo dia 28 de Fevereiro, sexta feira, e prolonga-se até domingo, 2 de Março. O espaço, esse, continua a ser o Aeródromo da Covilhã.
O programa já está definido e começa às 12 horas de sexta feira, com a abertura da feira e da tenda de inscrições. Ainda no primeiro dia, a partir das 22 horas, Paulo Martinho, uma presença assídua nas últimas edições, encarrega-se do show acrobático que precede o concerto dos Roqueroque, e o espectáculo de strip-tease.
Como a noite vai ser longa, as actividades de sábado têm início marcado para as 14 e 30, com o já tradicional Bike Show, e vários jogos populares. às 21 horas tem início o passeio nocturno à Serra da Estrela, com passagem pelo centro da cidade da Covilhã. Depois é a vez de entrar em cena o campeão mundial de freestyle, o brasileiro AC Farias, e o piloto covilhanense de supercross, Xiko Duarte. Par depois da entrega dos prémio do Bike Show estão agendados os concertos dos Splash e dos lendários UHF.
A festa termina no domingo com a tradicional entrega de lembranças e a benção das motos pelo padre Zé Fernando.
Em relação a edições anteriores, a organização apresenta, este ano, algumas novidades. A tenda de convívio e de concertos é substancialmente maior e tem uma área de cerca de mil e 500 metros quadrados. Na sexta e no sábado, a organização coloca à disposição dos participantes uma discoteca improvisada na tenda, a cargo dos DJ's do bar Chemistry.
Para este ano a organização espera esgotar as inscrições, limitadas a dois mil e 500 participantes. O orçamento foi de cerca de 50 mil euros, mas os responsáveis estão confiantes em recuperar o investimento uma vez que, explica Rui Santos, presidente do Moto Clube, "o programa foi feito a pensar nas pessoas da Covilhã". Por isso, a organização está à espera de mais visitantes que nas edições anteriores. Recorde-se que, em 2002, a concentração de motards contou com dois mil inscritos e cerca de 12 mil visitantes.
A edição 2003 marca ainda o regresso de uma tradição dos "Lobos da Neve": por cada inscrição feita, um euro reverte a favor da Associação dos Bombeiros Voluntários da Covilhã. Uma tradição que esteve parada nas duas últimas edições devido ao facto de o clube ter ficado sem sede e sem recursos devido a um incêndio em 2000.