Oftalmologia
Bloco de Esquerda pede investigação ao Ministério Público


A transferência de operações para a Covilhã ainda dá que falar. O Bloco de Esquerda quer por isso, apurar a verdade.

Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


O Bloco de Esquerda de Castelo Branco divulgou, na terça feira, 28, a sua posição sobre a transferência das cirurgias oftalmológicas do Hospital Amato Lusitano, para o Centro Hospitalar da Cova da Beira.
Paula Nogueira do BE refere que se trata de "um problema de infecção" só que "qualquer técnico de saúde habituado a lidar com estas matérias, dir-nos-à com a maior das naturalidades, que o argumento do elevado número de infecções cai pela base." E explica porquê. "Ao longo desta semana a administração do HAL e o serviço de oftalmologia, não conseguiram provar, nem clínica, nem técnicamente, a razão da transferência do equipamento e das cirurgias oftalmológicas para o CHCB". Para o BE, "se o bloco operatório não está em condições de operar em oftalmologia, não pode estar pronto para intervir em nenhuma outra especialidade".Paula Nogueira chama à atenção para o facto de todos os hospitais, terem uma comissão de infecção hospitalar "sendo esta a quem cabe averiguar este tipo de matérias e resolver o problema." Se não tiver essa competência "deverá chamar as entidades competentes na área da infecciologia". O BE não compreende porque é que "um director de serviço sem nenhuma base técnica clínica defina unilateralmente sem ter na mão nenhum papel que diga que não podem ser feitas ali operações oftalmológicas". Relativamente às listas de espera, Paula Nogueira questiona a quem é que isso interessa, "sabendo-se que o director de oftalmologia é simultaneamente sócio de uma clínica que vai abrir e que se vai dedicar entre outras coisas, a fazer cirurgias oftalmológicas." A concluir, Paula Nogueira, anuncia que "o BE deu entrada na segunda-feira, no Ministério Público, uma denúncia dando conta de todo este processo,
pedindo que esta matéria fosse investigada".

Deputados socialistas questionam Assembleia da República

Também os deputados socialistas eleitos pelo círculo de Castelo Branco, (José Sócrates, Fernando Serrasqueiro e Cristina Granada) já apresentaram um requerimento na Assembleia da República no qual questionam a transferência de cirurgias oftalmológicas do Amato Lusitano para o Centro Hospitalar da Cova da Beira. Os deputados pretendem saber quem autorizou a transferência, durante quanto tempo se irá manter, quem é que paga as deslocações de Castelo Branco para a Covilhã dos doentes a operar e se existe algum relatório que comprove as deficiências do bloco operatório no Amato Lusitano. Para além disso, os deputados perguntam se o Ministério da Saúde estará em condições de assegurar o regresso do serviço ao Amato Lusitano e querem saber onde se poderão realizar intervenções cirúrgicas oftalmológicas, "sabendo-se que não é possível, a curto prazo, construir um bloco operatório novo".