Belmonte
Parque Industrial pequeno para tanta procura

O prazo para apresentação de propostas a lotes do Parque Industrial da vila foi prolongado até ao próximo dia 28. É que, já fora do tempo, apareceram mais interessados. Aliás, neste momento há já mais propostas que lotes.

João Alves
NC/Urbi et Orbi


Quem se quiser instalar no novo Parque Industrial de Belmonte, que se encontra em fase de construção, pode ainda apresentar propostas até ao próximo dia 28. É que, apesar de, numa primeira fase, a autarquia ter apontado o mês de Janeiro para abrir as propostas dos interessados, a verdade é que o executivo belmontense decidiu prolongar o prazo já que, fora de tempo, ainda chegavam à Câmara mais empresários com vontade de se instalar na vila.
"Houve pessoas que não sabiam o prazo e pediram para se inscrever. Foi por isso que prolongámos" explica o presidente da Câmara de Belmonte, Amândio Melo, que garante que os prazos de execução da obra vão ser cumpridos. Até ao momento, as propostas que chegaram à autarquia "são bastantes", até "mais que os lotes disponíveis". Ou seja, aquilo que, no ano passado os empresários da vila contestavam, o tamanho pequeno do Parque Industrial, acaba por se confirmar, pois a procura tem execedido as expectativas. Mas recorde-se que, em entrevista ao NC, também no ano passado, Amândio Melo desvalorizava essa questão e dizia que até gostava "que o Parque ficasse logo esgotado", pois isso revelaria um grande interesse em investir em Belmonte. Agora, aguarda-se pelo fim do mês para que as propostas sejam abertas e avaliadas, pois é preciso "ver bem a qualidade dos projectos" explica o autarca belmontense. Assim, os dois principais factores que a Câmara terá em conta é se o tipo de indústria é diversificado, ou seja, diferente das confecções, e quantos postos de trabalho cada uma das iniciativas pode criar. É que o concelho tem sido muito afectado pela crise nas confecções e nos últimos meses já viu mais de 300 pessoas irem para o desemprego.

Reserva Ecológica atrasou processo

Recorde-se que a construção de um Parque Industrial neste concelho da Cova da Beira é há muito reclamada por políticos e empresários, e que o próprio presidente da Câmara já admitiu que esta infra-estrutura deveria ter sido construída em 77 ou 78. Depois, em 1996, a autarquia fez a revisão do PDM e arrancou para este projecto, com a compra de terrenos na zona da estação de Belmonte. Porém, quando se tentou abrir concurso para a construção constatou-se que uma pequena parcela do terreno fazia parte da Reserva Ecológica Nacional (REN). E com isso, perdeu-se mais algum tempo para desagregar esse bocado de terra. O Parque Industrial será composto por 23 lotes, estando seis destinados ao sector empresarial e os restantes ao sector industrial. O loteamento perfaz uma área total de 66 mil e 76 metros quadrados, onde se pretende a instalação de empresas inovadoras.