Laura Sequeira
NC/Urbi et Orbi


António Cardoso (à esquerda) e José Carlos Alexandre (à direita) na assinatura do protocolo

A Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESACB) e a Associação de Beneficiários da Cova da Beira (ABCB) assinaram na passada quinta-feira, 30, um protocolo de colaboração no âmbito do desenvolvimento técnico, da experimentação e da divulgação.
De acordo com o estabelecido no protocolo, a ESACB pretende criar um sistema de informação geográfica para aplicação na gestão do bloco de rega da Meimoa. José Gonçalves, director da ESACB, garante que o acordo pretende ajudar numa "gestão mais eficaz deste recurso que é fundamental a toda a actividade agrícola".
José Gonçalves considera que "a Escola pode dar um contributo importante na melhoria da gestão da área agrícola" e que "este protocolo abre as portas para futuras colaborações entre as duas entidades". O acordo contribui ainda para apoiar a realização de estágios por parte dos alunos da ESACB. O projecto de "desenvolvimento e implementação de um sistema de informação geográfica para o aproveitamento hidroagrícola da Cova da Beira- bloco da Meimoa" é o primeiro passo no sentido de pôr os alunos da Escola Superior a trabalhar em conjunto com a ABCB.
"As novas tecnologias são fundamentais para o desenvolvimento de todas as áreas. A agricultura não foge à regra", esclarece António Cardoso, presidente da Associação de Beneficiários da Cova da Beira que garante que este protocolo "é o início de várias parcerias com a Escola".

Regadio longe da conclusão

Uma obra aguardada há cerca de 40 anos pelos agricultores da Cova da Beira, pode estar ainda longe da conclusão. António Cardoso garante que o segundo bloco do regadio já está em construção, havendo, no entanto, algum atraso nas obras. O terceiro bloco, um canal que vai desde o Monte do Bispo até à Barragem da Capinha, está parado. O concurso para a adjudicação da obra foi anulado. Cardoso afirma que "nenhum dos concorrentes preenchia os requisitos necessários", pelo que agora se aguarda pelo fim do período de reclamação.
O presidente da ABCB espera que "as coisas sejam feitas atempadamente, de forma a que se possa ainda aproveitar o III Quadro Comunitário de Apoio". António Cardoso salienta que "as obras têm que estar no terreno até 2006", mas, adianta, "oficialmente, posso dizer que os prazos de conclusão das obras poderão ir até 2008".



Central de Secagem quase pronta


A Central de Secagem é mais um dos projectos que António Cardoso quer ver concluído. A obra, que pretende resolver o problema da colocação dos produtos após a colheita, deverá estar concluída dentro de um mês. A Central será instalada na Quinta do Anacer e o investimento será de 250 mil euros. Os custos serão suportados pela própria associação e pelo IFADAP, Instituto de Financiamento e Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas.
António Cardoso justifica esta obra como sendo uma forma de "recepcionar o que se produz em termos de cereais na zona". O presidente da Associação de Beneficiários da Cova da Beira explica que "havia um desincentivo da parte dos agricultores".