António Fidalgo

O Urbi, ou a UBI, a Urbe e o Orbe


Este título também podia ser "A universidade, a cidade e o mundo". As universidades surgiram com as cidades medievais, no dizer de Jacques le Goff. As universidades precisam com efeito de concentrações urbanas para seu sustento, tanto em gentes, como em riqueza. Por sua vez, as cidades precisam das universidades para abarcarem todo o orbe em si. É que as cidades, tal como os homens, não se medem aos palmos ou aos milhões de habitantes, mas pelo seu cosmopolitismo. Ora pela sua natureza as universidades têm de ser lugares de universalidade, de re(uni)r a di(versidade) de que é feito o orbe ou o mundo dos homens.
A universidade é a UBI, a urbe é a Covilhã e o Orbe é todo o mundo, o real e o das ideias, o mundo do passado, o do presente e o do futuro, o do possível e o do impossível, o mundo a compreender e o mundo a transformar, o mundo das línguas clássicas e o das fibras têxteis, o mundo dos números irreais, das geometrias não euclidianas e o das obras de engenharia civil, o mundo da filosofia e o mundo das mecânicas e das electricidades, o mundo da arte e do design e o mundo das doenças e da saúde. Tudo isso cabe na universidade, tem de caber na universidade, e com isso é o mundo que ocupa um lugar na cidade e a cidade que se abre ao mundo.
Outro mérito não tivesse o jornal online Urbi, sempre tem a história de como uma dada comunidade de docentes e alunos, dedicados ao saber, à investigação, ao ensinar e ao aprender, vem transformando paulatinamente uma cidade do Interior de Portugal e de como esta cidade, a Covilhã, vem dando um cunho próprio a uma instituição universitária. A Covilhã marcou e marca a UBI, tal como esta marca a cidade e a converte aos poucos em cidade universitária. O Urbi vem contando há 3 anos, semana após semana, esta simbiose que já leva mais de duas décadas e que se espera venha a manter-se por muitos e bons anos.
Três anos na vida de um jornal é motivo de alegria, sem dúvida. Todos os que o sonhámos, lançámos e fizemos estamos felizes com mais este aniversário. Mas não é caso para embandeirar em arco. A existência de um jornal é frágil, e ainda mais frágil quando existindo unicamente nos bits da Internet. A vida do Urbi continua ainda a depender de boas vontades, do empenho de alunos e docentes, do apoio do Reitor, da aceitação dos seus leitores cujo número tem vindo a aumentar continuamente. Mas à medida dos anos o Urbi vai vivendo também de si e por si, da força que vai ganhando ao objectivar em palavras e imagens o como todas as semanas na UBI o orbe entra na urbe.
Essa força própria irá mostrar-se brevemente com o surgimento da versão em papel do Urbi. Este será, ao princípio, mensal. Dar-se-á mais um milagre na vida do Urbi, dos bits semanais virá o papel mensal.