Ferro Rodrigues visitou a empresa acompanhado pelos deputados José Sócrates, Fernando Serrasqueiro, Pina Moura e Cristina Granado
Nova Penteação recebe visita do secretário geral do PS
Ferro Rodrigues acredita na recuperação da empresa

O dirigente socialista acredita que com os devidos apoios a Nova Penteação pode ultrapassar a crise. Ferro Rodrigues desafia o primeiro ministro, Durão Barroso, a conhecer os problemas de perto.


Por Catarina Rodrigues


Ferro Rodrigues, secretário geral do PS visitou na passada quarta feira a empresa Nova Penteação, na Covilhã. O socialista reconheceu a gravidade do problema económico que a unidade fabril atravessa, mas considera que "com os devidos apoios a empresa tem condições para voltar a ser o que era".
Depois da visita às instalações, a que os jornalistas não tiveram acesso por decisão da administração da empresa, Ferro Rodrigues deixou um desafio a Durão Barroso. O secretário geral do PS considera "muito diferente ler os dossiers em Lisboa e conhecer os problemas de perto" por isso desafiou o primeiro ministro a deslocar-se a esta e outras empresas do País que atravessam dificuldades.
Na próxima quinta feira, 20, o Durão Barroso estará na Assembleia da República. Nesse dia será feita uma interpelação sobre política económica e social. Ferro considera que até essa data o primeiro ministro "devia conhecer de perto as situações graves que o País atravessa".
A Nova Penteação emprega mais de 500 trabalhadores. Até há bem pouco tempo era considerada uma das mais importantes unidades fabris da região. Actualmente tem um passivo de 30 milhões de euros, dos quais cerca de metade são dividas à banca. No passado mês de Dezembro a empresa pediu ao Tribunal da Covilhã o recurso ao Processo Especial de Recuperação de Empresas. Uma decisão que segundo os administradores deve ser anunciada brevemente.

Formação para 350 trabalhadores

Ferro Rodrigues não quis comentar o Plano de Intervenção para a Beira Interior apresentado pelo ministro Bagão Félix no passado mês de Outubro, no Fundão. Mas, sublinha que "os planos têm que ser levados à prática".
A administração da Nova Penteação pretende integrar 350 trabalhadores no programa FACE, uma das medidas que constituem o plano do ministro do Trabalho e da Segurança Social. Os trabalhadores podem assim frequentar acções de formação profissional com a garantia de regressarem à empresa assim que a formação termine. A empresa que labora em três turnos passará a ter trabalhadores num só turno. Uma situação que permitirá diminuir os custos da empresa.
Ferro Rodrigues considera importante a existência de "um período intermédio em que se pode aproveitar para a qualificação dos trabalhadores de maneira a que a empresa possa respirar do ponto de vista dos encargos salariais e sociais e possa renascer com outra força".
O socialista lembra que a Nova Penteação não pode ser deixada ao livre arbítrio do mercado e que as pessoas que dirigem a empresa não têm que procurar sozinhas soluções para ao problema. "O Estado tem instituições que devem actuar neste domínio", remata.