Por Catarina Rodrigues


A PSP pretende manter o diálogo com os cidadãos

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP-PSP) iniciou na passada quinta feira 13, um conjunto de reuniões que pretende realizar com as quatro juntas de freguesia da cidade da Covilhã. Segundo Leonel Silva, responsável pela delegação sindical, o objectivo da iniciativa é "ouvir quem melhor conhece as necessidades da população, nomeadamente em termos de segurança".
As juntas de freguesia de Santa Maria e a de São Martinho forma as primeiras a ser ouvidas, mas as reuniões vão continuar até dia 27 também com as freguesias da Conceição e de São Pedro.
Leonel Silva considera que "existe um afastamento dos cidadãos em relação à polícia". Na tentativa de tornar essa relação mais próxima o SPP-PSP decidiu incentivar o diálogo. A ideia foi "muito bem acolhida pelos autarcas", sublinha o responsável sindical. Os problemas apontados nas reuniões serão posteriormente transmitidos ao comandante da secção da Covilhã.
Apesar de considerar que a cidade é segura, Leonel Silva adianta que a PSP não fica pelas reuniões com os presidentes das juntas de freguesias. Foi criado um endereço de e-mail com o objectivo de recolher opiniões das pessoas sobre segurança. Todos os interessados podem enviar as suas sugestões e críticas para o seguinte endereço: [spp_pspopiniao@megamail.pt].
Na próxima quinta feira, 20, o sindicato vai reunir com Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã. Leonel Silva explica que para além da questão da segurança da cidade será debatida a passagem da secção da PSP da Covilhã a Divisão. O sindicalista acredita que "o processo está bem encaminhado". Segundo o presidente da câmara as novas instalações serão construídas no eixo TCT junto à Biblioteca Municipal, num terreno cedido autarquia. O projecto para a futura esquadra estava concluído, mas o Comando Geral da PSP aceitou a proposta de transformação da esquadra em Divisão. São assim necessárias algumas transformações e o projecto está a ser revisto.
O SPP-PSP vai ainda participar numa conferência sobre segurança promovida pelo Núcleo de Estudantes de Sociologia da UBI. Em debate estarão vários temas, um deles será "A eficácia policial e os direitos dos cidadãos". O evento realizar-se no dia 20 de Maio no pólo das Ciências Sociais e Humanas.