Por Catarina Rodrigues


Uma das muitas fotografias do escritor que podem ser vistas na exposição

A vida e a obra de Vergílio Ferreira estão em exposição no edifício da Biblioteca Municipal da Covilhã. Um conjunto de livros, fotografias e documentos que retratam o escritor natural de Melo, no concelho de Gouveia.
O facto de Vergílio Ferreira ser da região e de estar integrado na Rota dos Escritores contribuiu de forma decisiva para realizar a exposição. Segundo Rosete Craveiro, técnica profissional da biblioteca "a ideia já estava pensada há algum tempo".
Os livros expostos são propriedade da Biblioteca Municipal. A informação que consta nos painéis é o resultado de uma pesquisa efectuada sobre o autor. Os dados foram tratados, as imagens ampliadas e a mostra pode ser visitada pelo público até à próxima sexta feira, 21 de Fevereiro.
A Biblioteca Municipal tenciona ainda convidar uma personalidade que fale sobre o escritor. "Era importante completar a exposição com uma palestra", sublinha Rosete Craveiro. "Esta iniciativa teria uma importância acrescida pelo facto de existir na Universidade da Beira Interior o curso de Língua e Cultura Portuguesas", acrescenta a responsável. "Uma palestra dedicada a este tema iria interessar a muita gente até porque Vergílio Ferreira é um dos escritores de estudo obrigatório no ensino secundário".


Requisição de livros



Já é permitido requisitar livros na Biblioteca Municipal. Desde a mudança de instalações inauguradas a 20 de Outubro de 2000, que essa situação não era possível. Carlos Tavares, técnico profissional da Biblioteca explica que "estão a ser inseridos os dados dos leitores em computador". Por esse motivo os livros ainda só podem ser emprestadas pelo prazo limite de uma semana. Depois de estar tudo informatizado e de os leitores terem o respectivo cartão, os livros podem ser requisitados por 15 dias. Uma situação que Carlos Tavares assegura estar para breve.