Teixosense dá goleada ao Oleiros
Futebol de qualidade, golos em quantidade

Rui L. Delgado
NC/Urbi et Orbi


O Teixosense regressou às vitórias com uma boa exibição. Antevia-se um jogo difícil e de alguma incerteza no resultado. Mas logo aos 5 minutos a equipa da casa adianta-se no marcador por intermédio do "habitual" Luís Pedro. Hélder Morais avança perto da linha de meio-campo, desmarca Daniel Bordadágua, e este com duas fintas sobre adversários, cruza para um grande cabeceamento de Luís Pedro. O jovem Teixosense, marcou assim o seu sétimo golo no campeonato. A equipa de José Ramalho reage e equilibra o jogo, com Carrondo a coordenar. Mas às investidas da equipa encarnada, respondem o capitão da equipa Paulo Chasqueira e Daniel Serra com grandes exibições. E é o guarda-redes Daniel Serra que evita o empate quando João lhe aparece isolado, e defende para canto.
Entrou-se então numa toada de muito equilíbrio a meio-campo. Mas à passagem da meia hora, Hélder Morais pode ampliar, mas remata às redes laterais. O Teixosense, que neste jogo apresentou o seu equipamento alternativo, chama a si as "rédeas" do jogo e aparece mais vezes na área do guarda-redes Manuel. Aos 40 minutos, Hélder Morais executa um livre, coloca a bola ao segundo poste, onde aparece Luís Pedro mais alto que os adversários mas a cabecear rente à barra. E é também de cabeça que Acácio dá o mesmo destino à bola. O Teixosense exibia-se em bom nível, com destaque para Daniel Bordadágua, Hélder Morais e Paulo Chasqueira.

Daniel Serra defende grande penalidade

No regresso dos balneários, ficou nas cabines Carlitos e entra para o seu lugar Geraldes. A entrada do jovem extremo-direito trouxe desequilíbrios na ala esquerda do Oleiros. E é por este lado que aos nove minutos. Geraldes vai à linha, cruza bem e Luís Pedro solto remata por cima. O treinador José Ramalho responde ao fazer entre o avançado Marco. Aos onze minutos, esteve à vista o segundo golo do Teixosense, mas o guarda-redes Manuel executa uma defesa quase por instinto a remate de Geraldes. A ameaça ficou, e passados dois minutos o golo aparece. Hélder Morais avança pelo lado direito e bate o guarda-redes contrário.
Aos vinte e dois minutos, Carlos Chasqueira entra para o lugar de Daniel Bordadágua. Dois minutos volvidos o terceiro golo do Teixosense. Livre de Geraldes no lado direito, cruza para a pequena área, onde aparece o capitão Paulo Chasqueira com um remate rasteiro a bater Manuel. O Oleiros parte em busca da redução. Ao adiantar-se abre espaços na retaguarda. Vendo isso, o Teixosense sobe no terreno, e Geraldes vendo o guarda-redes adiantado faz-lhe um chapéu a meio do meio-campo adversário. Mas a bola sai rente à barra. Assistiu-se a um grande domínio do Teixosense, com as alas a funcionarem e o centro a colaborar. Mas o Oleiros chega ao golo. A bola vem da sua defensiva, Marco isola-se e bate Daniel Serra. O Teixosense começa com um jogo de contenção. E é Marco que ameaça repetir a façanha.
Nova alteração do Teixosense, sai Cláudio e entra o treinador Fernando Gaspar. Aos 43 minutos, Paulo Chasqueira avança no terreno, centra a bola para Fernando Gaspar, mas Tiago antecipa-se só que marca na própria baliza, e o quarto para o Teixosense. Em resposta, Daniel Serra, com uma grande defesa para canto evita o golo a Marco. O árbitro Carlos Silva atribui cinco minutos de compensação. Durante este período Luís Pedro remata à barra da baliza de Manuel, e Daniel Serra defende uma grande penalidade apontada por Hélio. Uma boa exibição, premiada com um grande resultado.

Tudo na mesma

De resto, continua tudo na mesma no que diz respeito aos lugares cimeiros da tabela. Aliás, as quatro primeiras equipas da grelha venceramos respoectivos encontros com relativo à vontade. O líder Idanhense não facilitou na recepção ao Orvalho (3-0), O Estreito também não quis ficar para trás e venceu o Salgueiro do Campo por 3-1. e o Cebolense, quartoclassificado atrás do conjunto do Teixoso, cilindrou o Paúl por 5-2.
No fundo da tabela as coisas complicam-se para o Orvalho, último e a 11 pontos da equipa mais próxima. Segue-se depois um conjunto de três equipas muito próximas (Cabeçudo, Proença e Oleiros), que lutam desesperadamente por uma posição mais confortável.