Obras do Polis no Centro Cívico
Comerciantes consideram indemnizações "generalistas"

A Associação Comercial, Industrial e Serviços está preocupada com o decréscimo do volume de vendas dos seus associados, devido às obras do Polis. Entretanto, aquela Sociedade vai instalar painéis publicitários, como forma minimizar o impacto negativo das intervenções.

Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


"De âmbito generalista". É assim que a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão (ACICB) considera a resposta dada pela Sociedade Polis- Castelo Branco ao pedido de indemnizações, solicitadas pelos comerciantes que se dizem prejudicados pelas obras do no centro cívico da cidade.
Numa carta enviada à Sociedade, a ACICB salienta que, e apesar de concordar, na generalidade, como o que vai ser feito, "não acreditamos que as obras ultrapassem, ao nível do necessário, o impacto na queda do volume de vendas que os nossos associados estão a sofrer". A missiva informa ainda a estrutura de que "se tal acontecesse, não teriam que se preocupar, pois a fórmula proposta de cálculo dos prejuízos, perfeitamente honesta, já implica que se não houver redução de vendas, não existe prejuízo". E prossegue: "Consequentemente, o comerciante não tem direito a qualquer indemnização". Por outro lado, a Associação discorda do argumento de que "depois das obras toda a comunidade beneficiará e que, os comerciantes serão ressarcidos dos prejuízos sofridos". "Não nos parece correcto na medida em que não só nada garante que o comércio se reforce a tal ponto que os compense e o mais previsível é que os comerciantes em causa não resistam".
Perante esta problemática, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços já solicitou uma reunião ao presidente da Câmara de Castelo Branco, bem como à Sociedade Polis.

Polis instala sinaléctica para publicitar lojas

Entretanto, a Sociedade Polis decidiu proceder à produção e instalação sinaléctica para identificação das lojas contíguas ao estaleiro, na área do Centro Cívico/Devesa. Uma atitude que surge na sequência das reclamações a si endereçadas por um conjunto de comerciantes estabelecidos na zona de intervenção do programa. De acordo com a Sociedade, a medida "pretende contribuir para a publicitação das lojas instaladas nas imediações do estaleiro, quer junto da população local, quer dos visitantes".
Esta acção está integrada num conjunto mais vasto de iniciativas, com as quais a Polis-Castelo Branco pretende contribuir para a minimização dos impactos negativos decorrentes do decurso das obras. Entre elas, contam-se igualmente a contratação de uma brigada que, periodicamente, uma ou duas vezes por semana, fará a limpeza das montras e portas de entrada dos estabelecimentos comerciais instalados nas áreas contíguas às obras na intervenção Polis.
Os painéis sinalizadores agora produzidos serão instalados nos topos do estaleiro, isto é, no Largo do Município e na Rua Sidónio Pais, logo após o Largo D. José I.