Por Catarina Rodrigues



"Os Dias da UBI" têm data marcada para 11, 12 e 13 de Março

"Os Dias da UBI" realizam-se este ano entre 11 e 13 de Março. Exposições, conferências, experiências em laboratórios, tecnologias computacionais e multimedia marcam mais uma vez presença na iniciativa já tradicional na instituição.
Os Departamentos apresentam as suas actividades e respectivas licenciaturas numa tentativa de aproximar o mundo universitário da comunidade envolvente. Para este ano está prevista a visita de empresários às instalações da universidade. Das letras às engenharias todos estão envolvidos.
O Departamento de Informática apresenta a exposição "O futuro é o Multimédia!" em colaboração com o Departamento de Comunicação e Artes. Uma iniciativa que vai ter lugar no Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem (CREA), um local sempre muito concorrido pelos visitantes que podem aí conhecer o estúdio de televisão e assistir a montagens de imagens e efeitos especiais processados por computador.
"Encontro com a Poesia" é o tema escolhido pelo Departamento de Letras no Pólo das Ciências Sociais e Humanas, local onde o Departamento de Psicologia e Educação vai exibir programas informáticos utilizados nas neurociências e na avaliação psicológica.
A exposição "100 obras de Engenharia Civil no Século XX" e os projectos apresentados no âmbito das "Pontes de Esparguete 2002" são alguns dos atractivos presentes no edifício das engenharias, onde podem ainda ser visitados os laboratórios das Engenharias Civil, Aeronáutica, Electromecânica, Ciência e Tecnologia Têxteis e Ciência e Tecnologia do Papel.

Medicina promete ser grande atractivo

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) apresenta este ano algumas novidades e promete, à semelhança da edição anterior, ser um dos lugares com mais visitantes. A gincana anatómica visa testar alguns conhecimentos básicos de anatomia e o "Hospital dos Bonecos" que o ano passado fez as delícias dos mais novos está de volta. Os alunos do curso de Medicina vão agir como médicos, as crianças como pais e os bonecos serão os doentes. Os futuros médicos tratarão de resolver os problemas que surjam dando ao mesmo tempo conselhos às crianças.
A FCS terá ainda à disposição dos visitantes uma banca de medição da tensão arterial e uma exposição dos projectos de investigação realizados pelos alunos.
O modelo pedagógico do curso de Medicina da UBI será apresentado por docentes, com visita às salas de auto-aprendizagem e com o testemunho dos futuros médicos. Esta Faculdade tem ainda agendados vários debates. Em discussão estarão temas como "Cancro", "SIDA" e "Clonagem o que é".
O Museu de Lanifícios da UBI também está integrado na rota dos "Dias da UBI" com visitas guiadas ao núcleo museológico e à Oficina Têxtil. Serão também realizadas visitas ao Arquivo de Documentação / Arquivo Histórico com a apresentação do banco de dados e imagens Arqueotex e pesquisa do espólio têxtil incorporado.

[Visitar site oficial dos "Dias da UBI"]

 




O Cybercentro vai centrar as suas actividades na utlização de novas tecnologias



Cybercentro também recebe visitantes



O Cybercentro da Covilhã foi o primeiro do género a nascer no nosso País. Nos dias da UBI vai desenvolver diversas actividades cujo objectivo é fomentar a utilização das novas tecnologias. A novidade preparada para este ano é a apresentação do filme "Karma", realizado por Telmo Martins. A curta metragem 3D é baseada num conto de Ruy Zink e já valeu a Telmo Martins o prémio Jovem Realizador atribuído pelo Ovarvídeo.
No Cybercentro serão ainda realizadas sessões de iniciação à Internet com a participação dos visitantes e será simulada a apresentação de um telejornal, entre muitas outras actividades.