Joel Rodrigues, Pedro Rodrigues e Liliana Matos
Projecto desenvolvido por alunos
Intranet Departamental

O novo sistema permitirá partilhar informação e conhecimentos entre docentes e alunos. Uma ferramenta que entre outras funcionalidades dispõe de vários fóruns de discussão, gestão documental, agenda on-line e motor de busca.


Por Catarina Rodrigues


Liliana Matos e Pedro Rodrigues, alunos do último ano de Matemática/ Informática apresentaram na passada sexta feira 14, o projecto DInet [http://dinet.di.ubi.pt]. Trata-se da intranet do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior. Este projecto surgiu dum trabalho de investigação realizado por Joel Rodrigues, docente neste departamento e orientador do trabalho, cujo principal objectivo, é criar um ambiente favorável à partilha de conhecimento, suportado por esta plataforma.
"Podemos integrar neste sistema a informação e o conhecimento mais relevantes do Departamento", explica Joel Rodrigues. "Isto implica quer informação de âmbito administrativo, quer informação organizada por áreas de interesse e investigação de cada docente bem como das disciplinas leccionadas".
O sistema de gestão de conhecimento está integrado na Intranet e encontra-se organizado em função das áreas científicas definidas pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineering) e pela ACM (Association for Computer Machinery) através da Task Force "Model Curricula for Computing". Para cada área científica existe a possibilidade de partilhar documentos, hiperligações para páginas web com interesse nesta área e um fórum de discussão. Mas há ainda três fóruns de âmbito genérico relacionados com aspectos pedagógicos e tecnológicos assim com actividades extra profissionais. Joel Rodrigues sublinha que "o objectivo deste fórum prende-se com o envolvimento dos docentes, motivando-os para a partilha de informação e conhecimento".


O DInet está instalado e pronto a utilizar em [http://dinet.di.ubi.pt]

Serviço de correio electrónico e um motor de busca, além da gestão documental (tanto para documentos científicos com administrativos) e uma base de dados de hiperligações, são outras funcionalidades integradas no sistema. A DInet tem disponíveis os seguintes perfis: administrador do sistema, utilizador (docentes), secretariado e visitante (sobretudo alunos).
Na UBI apenas a Faculdade de Ciências da Saúde dispõe de um sistema de Intranet, mas Joel Rodrigues considera que esta área pode ser explorada por outros departamentos. O sistema DInet já está instalado e pronto a utilizar.