Entre a Estrela e a Lousã

Piodão


Aparentemente é difícil compreender como surgiu esta aldeia situada na Serra do Açor. Erguida entre altos e baixos, o Piodão pertence ao concelho de Arganil e apresenta características únicas. As construções são todas em xisto o que proporciona ao olhar uma harmonia perfeita entre a aldeia e a serra. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, localizada no largo principal é a excepção à regra. Um monumento pintado de branco que se destaca entre os restantes edifícios.
Os aros das janelas e das portas das casas são quase todos pintados. A cor que predomina é o azul. Uma situação que segundo reza a lenda é justificada pelo facto da única loja da aldeia só vender essa cor.
Mas hoje em dia o Piodão conseguiu de certa forma superar o isolamento a que esteve votado durante quase toda a sua existência. As boas acessibilidades e a beleza da paisagem natural atraem milhares de turistas que chegam de todo o País trazendo consigo uma agitação que contrasta com a calma da localidade e ao mesmo tempo lhe dá vida.
Nesta aldeia histórica situada entre a Serra da Estrela e a Serra da Lousã, não faltam bares e restaurantes típicos. Na gastronomia predomina o cabrito assado sendo que o destaque dos doces vai para as tigeladas. As práticas artesanais em xisto convidam o visitante a levar uma recordação da localidade que no Verão tem ainda a Praia Fluvial como atractivo.