Por Catarina Rodrigues


O executivo camarário ouviu as preocupações dos habitantes da freguesia

O presidente da Junta de Freguesia de Cortes do Meio, Paulo Rodrigues, entregou ao presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, uma carta com propostas de alteração ao Plano Director Municipal (PDM). A reunião do executivo camarário realizou-se naquela freguesia na passada sexta feira, 21. Paulo Rodrigues aproveitou a oportunidade para avançar com algumas ideias sobre o reordenamento do território.
O presidente da junta, lembrou que "não está a ser possível fixar a população na localidade devido às restrições que o PDM apresenta". A autarquia covilhanense deliberou fazer a revisão do Plano Director Municipal numa reunião do executivo realizada a 20 de Dezembro de 2002. Para isso está a aceitar sugestões de juntas de freguesia e particulares interessados em fazer várias alterações.
Segundo Carlos Pinto "essas sugestões serão depois apreciadas pela equipa técnica que está em constituição". As indicações políticas da câmara serão trabalhadas em conjunto com a comissão de acompanhamento definida pela lei. O presidente da autarquia assegura que este processo se vai desenrolar até ao final do ano para que até lá possa surgir a proposta de revisão.
Paulo Rodrigues lembrou ainda alguns projectos que gostava de ver concretizados. O edil falou da necessidade de uma estrada que ligasse as Cortes do Meio às Penhas da Saúde. "Uma via que permitiria o desenvolvimento turístico da freguesia", explica. Mas, Pinto, afirma que é impossível executar o projecto neste mandato. Uma situação justificada com as restrições financeiras, dado tratar-se de uma obra de "milhões de contos", mas também com questões de ordem ambiental.
Na reunião de câmara realizada nas Cortes do Meio foi assinado um protocolo entre a autarquia e a junta para a recuperação da escola. A Câmara da Covilhã entregou ainda mil e 200 euros para a Fábrica da Igreja, mil euros ao Grupo Desportivo e Animação Cultural da Bouça e 997 euros à Juvecor, o grupo de jovens da localidade.