Por Catarina Rodrigues


Pedro Ramos diz que o Festival IMAGO está em risco

A direcção do Cine Clube da Beira Interior (CCBI) apresentou a sua demissão na passada quinta feira, 20, cancelando assim todas as actividades a partir do final deste mês. A Câmara Municipal da Covilhã é acusada de "insensibilidade e falta de respeito" pelo trabalho desenvolvido pela associação.
O CCBI tem actualmente uma dívida de 12 mil e 500 euros. Ao longo dos últimos 15 meses pediu apoios à câmara através de cartas dirigidas ao presidente da autarquia e à vereadora da Cultura, mas nunca obteve qualquer resposta. Foi este o principal motivo que segundo Pedro Ramos, presidente do CCBI, levou à demissão em bloco da direcção.
No dia seguinte a este acontecimento, o CCBI recebeu um fax da autarquia que se mostrava disposta a aceitar "sugestões quanto ao destino a dar ao equipamento existente no Teatro Cine, designadamente a possibilidade de entendimento quanto ao valor de compensação". Pedro Ramos diz não compreender como é que a Câmara da Covilhã pode pagar por um equipamento cujo valor ronda os 70 mil euros se não quis dar o apoio pedido feito pelo Cine Clube de 12 mil e 500 euros.
Carlos Pinto, presidente da autarquia, acusa o CCBI de ser "subsídio-dependente" já que "sem os apoios da edilidade não é capaz de continuar". Em reacção às palavras do autarca, Pedro Ramos refere que nos últimos três anos a associação investiu na Covilhã, 280 mil euros. A câmara atribuiu subsídios no valor de 35 mil euros, acrescenta Ramos. "Seremos subsídio-dependentes de quem?", questiona o responsável dizendo que "da câmara não é de certeza".

Recandidatura não está nos planos da direcção

Pedro Ramos explica que o Cine Clube entrará em processo eleitoral e caberá à nova direcção decidir o que fazer com o equipamento. "Os cerca de 200 sócios também terão uma palavra a dizer", recorda. O responsável sublinha que "é muito difícil acreditar que há soluções enquanto Maria do Rosário Rocha ocupar o lugar de vereadora da Cultura". O presidente do CCBI diz "estar cansado desta situação" e por isso a recandidatura não está nos seus planos.
O Cine Clube da Beira Interior gere desde Abril de 2001 a programação do Teatro Cine, no âmbito de um protocolo realizado com a autarquia covilhanense que termina no final deste mês. Carlos Pinto afirma no entanto que "as sessões de cinema vão continuar".
A realização do IMAGO- Festival de Cinema e Vídeo Jovem da Covilhã pode estar em causa. Pedro Ramos sublinha que não vai tentar deslocar o festival para outra cidade e continuará a lutar pela sua realização na Covilhã.
Ontem, segunda feira, 24, seguiu para a câmara uma carta dirigida ao presidente da edilidade. Pedro Ramos diz que no documento são feitas reflexões sobre o que foi dito na última semana e é pedido que seja retirado o pelouro da Cultura à vereadora Maria do Rosário Rocha.