Aprovada por unanimidade
Empresa Municipal de Turismo começa a funcionar brevemente

Laura Sequeira
NC/Urbi et Orbi


"FTM- Fundão Turismo Municipal" é o nome escolhido para a empresa municipal de turismo criada pela autarquia fundanense. O executivo reuniu extraordinariamente na passada quinta-feira, 13, com o objectivo de aprovar a criação da empresa. O resultado da votação foi favorável e a proposta da maioria PSD foi aprovada por unanimidade. Agora, o processo segue para a Assembleia Municipal onde deve ser sujeito a votação.
Na base da formação da empresa está o facto de tornar o Fundão um destino turístico para todo o ano. Manuel Frexes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, afirma que "o turismo é um dos segmentos mais importantes a nível da região, ainda que seja o mais atrasado". O autarca insiste na promoção do Fundão e garante que "a Região de Turismo da Serra da Estrela nunca beneficiou o Fundão".
Frexes considera que uma das vantagens que a empresa tem é "a possibilidade de apresentação de candidaturas a fundos aos quais a Câmara não tem acesso". "Facilitar a comunicação com entidades exteriores e criar um quadro de intervenção claro para o concelho" são mais algumas vantagens que Frexes frisou.
"A FTM vai terá uma estrutura orgânica ligeira e flexível" e o capital social da empresa ronda o milhão e meio de euros para realizar em três anos. Segundo o presidente da Câmara, "a empresa vai ser auto-sustentável" e "ao fim do quinto ano a Fundão Turismo Municipal pode ter receitas próprias que permitem a sua sustentabilidade".
A Fundão Turismo Municipal vai começar a funcionar brevemente e "assim que for iniciada vai subscrever candidaturas, nomeadamente ao programa Piter que termina em Março", esclarece Frexes. O autarca lançou ainda a ideia da criação de uma Junta de Turismo no Fundão "para ir buscar mais receitas a nível turístico". Mas a proposta só vai ser apresentada quando o secretário de Estado do Turismo se deslocar ao Fundão.