Jorge Cannas abordou as possíveis investigações sobre ressonância magnética
Seminário de Ciências Médicas
Potencialidades da ressonância magnética

Observar e analisar, em detalhe, várias imagens obtidas através desta nova técnica ao serviço da medicina foi um dos objectivos deste evento. Serviu também para tentar incentivar os estudantes de medicina a investigar este campo.


Por Eduardo Alves


Nascida na neuroradiologia, a ressonância magnética, continua a ser mais utilizada nesta vertente médica. A palestra que teve como orador, Jorge Cannas médico no Serviço de Neuroradiologia do Hospital Garcia Horta, veio elucidar os estudantes do curso de Ciências da Saúde sobre uma matéria que "a princípio foi alvo de algum cepticismo", explica Cannas.
Uma forma de diagnóstico que aposta, sobretudo, "nas técnicas de avaliação quantitativas e não tão qualitativas", como refere o médico especialista. Um facto que advém da capacidade de obter determinadas imagens do corpo humano diferentes das resultantes de outras técnicas. Os diagnósticos obtidos através desta ferramenta médica, conduzem à extensão da patologia.
A ressonância magnética não veio substituir nenhuma outra forma de diagnosticar. Segundo Jorge Cannas, "os parâmetros da ressonância são completamente diferentes da tomografia axial computadorizada (TAC) ou da radiologia convencional".
Ao contrário do TAC e das radiografias convencionais, onde são utilizadas substâncias ionizantes, "na ressonância magnética isso não acontece", sublinha o orador. Aquilo que pode ser visto nas imagens dos estudos radiológicos como o TAC, não é mais do que "um estudo de densidades". As imagens obtidas a partir destas técnicas são como sombras chinesas. Os profissionais de saúde olham para elas como a sombra de alguma coisa projectada num espelho. O que não acontece na ressonância.
Com esta técnica, os médicos têm um resultado completamente diferente. "Aqui são visíveis estruturas de maior detalhe e mais difíceis de se detectarem com outras técnicas", concluí o médico especialista.

Área de grande desenvolvimento

As imagens projectadas durante este encontro, foram seleccionadas de forma a "entusiasmar estes alunos", afirma Cannas. Este médico, procurou assim despertar a curiosidade do auditório para as possíveis investigações sobre a ressonância.
Segundo o orador, "o futuro passa por melhores técnicas de avaliação". No entender deste médico, a ressonância magnética veio trazer novos paradigmas de estudo à medicina, pois é uma técnica que no futuro irá revelar grandes potencialidades ainda não exploradas..