Movimentos e sons caracterizam esta peça perante a qual rir é o melhor remédio
Aventuras na neve até 15 de Março
"O poder, o amor e a solidão"

"Snow, Snow, Snow" é a mais recente produção do Teatro das Beiras. Uma história divertida baseada na improvisação.


Por Catarina Rodrigues


Um inglês, um alemão e um italiano tentam subir ao ponto mais alto de uma montanha. Aparentemente a equipa de três alpinistas não tem nada em comum. Estão separados pela língua e por diferentes mentalidades, mas unidos pelo objectivo de atingir o cume. É nesta história que assenta a mais recente peça do GICC- Teatro das Beiras. Um espectáculo que se caracteriza pelo improviso e por técnicas de representação sustentadas na máscara e no jogo da Commedia dell' Arte.
Os três alpinistas são interpretados por Rogério Bruno, Rui Silva e Alexandre Barata. Ao longo da dura escalada têm o vento, a neve, o frio e os perigos legados pela natureza como principais inimigos. A presença de uma mulher, interpretada por Ana Filipa Trindade, acentua ainda mais as discórdias já existentes entre os três, mas no final acaba por aproximá-los. Desde os sons aos movimentos tudo é levado ao pormenor.
Rogério Bruno explica que esta peça é baseada num "jogo muito técnico" e por isso "é mais desgastante". A opinião é partilhada por Alexandre Barata para quem este trabalho foi "um desafio". Rui Silva viu a sua tarefa complicada pelo facto de lidar pela primeira vez com a língua alemã. Afirma que a personagem que interpreta não tem nada de si, "nem o tom de voz sequer". O alemão é autoritário, é quem decide e traça o trajecto para subir ao pico.
O encenador Nuno Pino Custódio considera que "esta peça é um exercício sobre o actor". "Snow, Snow, Snow" não trata um tema específico, mas o encenador diz que a peça pode falar sobre "o poder, o amor e a solidão, tudo imposto pelas personagens ao longo das improvisações e pela interpretação retirada pelo público".
O espectáculo demorou seis semanas a preparar e deu origem a um curso de formação frequentado pelos actores. Ao longo de uma semana tiveram oportunidade de aprender a técnica da máscara, metodologias de criação colectiva e estruturas de improvisação. "É um trabalho exigente para os actores, mas quanto mais exigente, mais gratificante", remata Pino Custódio.
"Snow, Snow, Snow" estreou no passado dia 28 de Fevereiro e estará em cena na sede do GICC, na Covilhã, de terça a quinta, até 15 de Março.