III Divisão
Estação conquista ponto precioso


A Desportiva da Estação consegue um ponto já em período de descontos e consegue um resultado moralizador antes de receber o líder. O Alcains volta a perder a oportunidade de subir ao primeiro posto.

NC/Urbi et Orbi


O jogo encaminhava-se para o fim e já poucos acreditariam que os três pontos podiam fugir à equipa da Gafanha. O covilhanense Neves, porém, estava com ideias diferentes e encarregou-se de, quatro minutos depois do tempo regulamentar, despejar um autêntico balde de água fria nas bancadas da Nazaré. Aproveitou a confusão generalizada dentro da área local e empurrou para o golo do empate, que garantiu para a turma serrana um pontinho muito precioso na luta pela manutenção.
Não se pode dizer que a equipa da Estação tenha feito uma partida deslumbrante. Aliás, a formação local começou por assumir o favoritismo que lhe era devido e cedo começou a incomodar a defensiva forasteira. O golo adivinhava-se e, à passagem da meia-hora, Alfredo foge à marcação e dá o melhor seguimento a um cruzamento de Copper. A Desportiva da Estação via a sua tarefa complicar-se e não conseguia criar jogadas de perigo. E se as coisas já não estavam boas, pior ficaram aos 37 minutos, quando Brígigda é expulso por uma entrada à margem das leis sobre um adversário. Tó Real teve que fazer contas à vida e redefinir a estratégia para os mais de 50 minutos seguintes. A formação local, com um elemento "extra" não teve grandes dificuldades em pegar no jogo mas, a verdade é que também não conseguia aproximar-se o suficiente da baliza à guarda de Hélder Cruz para ampliar a vantagem.
Aos poucos, a turma beirã foi acertando os passes e afinando a pontaria e, antes do intervalo, pertenceu-lhe a mais flagrante ocasião de golo, mas Carlitos, já dentro da área permite a intercepção de um central.
Na segunda metade, a história repetiu-se. O Gafanha entrou melhor e remeteu os covilhanenses ao seu meio-campo, ainda que pouco tenha feito que pusesse em perigo as malhas forasteiras. Tó Real decide, então, mexer na equipa e lança Nuno Rogeiro no ataque covilhanense. O médio ofensivo veio trazer alguma dinâmica ao ataque, mas é Carlitos que, aos 60 minutos, volta a desperdiçar o empate. Uma situação que serviu de lição aos da casa que passam ao ataque à procura do golo da igualdade. Mas Hélder Cruz estava inspirado e, quando o sector defensivo não conseguia despachar as bolas, era o guardião que evitava o galgar do marcador. Defesas que acabariam por se tornar bastante providenciais quando ao quarto minuto dos seis dados pelo árbitro para compensar o tempo perdido, Neves devolveu a igualdade ao marcador.
Um resultado que acaba por premiar o esforço dos covilhanenses que, sem terem feito um bom jogo, acreditaram sempre na possibilidade do empate. Um ponto que permite aos covilhanenses manterem a cabeça acima da linha de água em vésperas de receberem o líder da tabela da Série C, o Estarreja.

Alcains decepciona na Benedita

Menos feliz foi a deslocação do Alcains à Benedita, a contar para a Série D. A turma de Valter Costa até parecia dominar a partida, mas 17 minutos depois do início da partida são os locais que, através de Wagner, inauguram o marcador.
Com muito tempo ainda para jogar, os pupilos de Valeter Costa não se enervaram e retomaram o controlo do jogo, no entanto, nada corria bem no último terço do terreno para os beirões. Ainda antes do intervalo, o técnico alcainense mexe no xadrez da equipa, mas fosse por falta de sorte, fosse por falta de pontaria, os avançados canarinhos não conseguiam fazer a bola entrar na baliza de Paulo Dias.
Na segunda metade o Alcains deu "um baile" de futebol aos beneditenses, que se limitavam a defender, mas o azar parecia não querer largar os beirões. Valter Costa voltou a mexer na equipa, refrescou o ataque, mas nem assim. Até que, aos 90 minutos, numa jogada de contra-ataque, Paulo Silva dá o golpe de misericórdia na turma beirã a apontar o segundo para os da casa.
Um resultado que volta a impedir a equipa do distrito de ascender à liderança da grelha, uma vez que o Portomosense também não foi além de um empate na deslocação a Mira d'Aire.