Ficha do Jogo

Campeonato Distrital de Futsal


Campo de Jogos Pavilhão Municipal de Belmonte
(01-03-2003)




Árbitro Principal: João Brás
Árbitro Auxiliar: Carlos Silva



Associação da Juventude de Maçainhas-
8
Michel, Filipe (3), Licínio, Cristiano (2), Francisco Valezim (1p.b), Ricardo Oliveira (1), Bruno Leite, Luís (2), Rui Oliveira, Nelson Pinto, Carlos e Hugo Adolfo
Treinador: Luís Moreira



Grupo Desportivo da Mata- 6
Nelson Silva, Manuel Pais, Paulo Martinho, Edgar Geraldes, Bruno Pereira (1), Flávio Duarte (2), Nuno Farias, Gonçalo Oliveira, João Morais (2), Bruno Raposo, Marco Melchior
Treinador: José Mendes



Os restantes resultados da jornada foram:

Cebolais 2 -Fundada 6

Oriental 4 -Póvoa da Atalaia 0

Peso 3 -Carvalhal 2

Ladoeiro 7 -Quinta das Pedras 2

Silvares 7 -Ferro 3

Ladoeiro ascende ao primeiro lugar à 13ª Jornada
Maçainhas é primeira a derrotar Mata

Ao vencer no passado sábado o Grupo Desportivo da Mata por 8-6, no Pavilhão Municipal de Belmonte, a Associação da Juventude de Maçainhas tornou-se a primeira equipa a derrotar, esta época, o até então líder do Campeonato Distrital de Futsal. Com este resultado, o principal beneficiado foi a equipa do Ladoeiro que ao derrotar em casa a equipa do Quinta das Pedras por 7-2 subiu ao primeiro lugar da tabela classificativa.


Luís Alberto


Havia grande expectativa sobre o desenrolar desta 13ª Jornada do Campeonato Distrital de Futsal. Não é todos os dias que os quatro primeiros classificados do campeonato se defrontam entre si.
O até então líder, Mata, deslocou-se ao terreno do quarto classificado, Maçainhas. Na memória de todos estava ainda o jogo da primeira volta, em que a Mata levou de vencida o Maçainhas por 2 - 0, com estes últimos a fazerem um bom jogo, vendendo cara a derrota e deixando no ar uma certa injustiça no resultado face ao jogo apresentado. A exibição do Maçainhas fazia antever boas perspectivas para o campeonato.
Neste jogo da segunda volta a equipa da Mata por intermédio de Bruno Pereira foi a primeira a marcar, embora não tivesse a vantagem por muito tempo já que o Maçainhas prontamente empatou. Notava-se no entanto algum nervosismo nos jogadores visitantes, que iam acumulando faltas sucessivas. Mesmo assim, a Mata voltou novamente a adiantar-se no marcador com um auto golo de Valezim. Mais uma vez por pouco tempo já que o Maçainhas voltou a empatar na transformação de um livre de 10 metros, fruto das faltas acumuladas pela equipa da Mata. Pouco depois, o Maçainhas beneficiava do seu segundo livre de 10 metros, que foi convertido tal como o primeiro por Filipe, que assim colocou pela primeira vez o Maçainhas à frente no marcador. A Mata consegue fazer o 3 - 3, mas novamente Filipe na transformação de outro livre de 10 metros a colocar o resultado com que se chegou ao intervalo em 4 - 3 a favor do Maçainhas.
No início do segundo tempo, o Maçainhas consegue dois golos sem resposta, o segundo, beneficiando de um excelente passe de Valezim para Ricardo, com este a colocar o resultado em 6 - 3. Entretanto, era agora o Maçainhas quem acumulava faltas umas a seguir às outras tendo a Mata usufruído da transformação de dois livres de 10 metros. Converteu apenas o primeiro, colocando o resultado em 6 - 4, já que o guarda-redes Hugo Adolfo no segundo conseguiu uma excelente defesa. Até ao final, o Maçainhas obteria mais dois golos, tal como a Mata. O jogo ganhou alguma expectativa quando a Mata obteve o seu sexto golo, aproximando-se do Maçainhas que nessa altura tinha sete golos marcados. Neste período, a Mata era de facto a equipa que mandava no jogo, mas foi o Maçainhas que em contra-ataque conseguiu mais um golo assegurando em definitivo a conquista dos três pontos.
Apesar de a Mata ser uma equipa com mais argumentos, os seus jogadores foram neste jogo muito individualistas. Salientaram-se nesta equipa, Flávio Duarte e João Morais. O Maçainhas jogou colectivamente com grande espírito de entre-ajuda dos seus elementos, merecendo perfeitamente a vitória. Destaque para Rui Oliveira, Filipe e Luís.
A equipa de arbitragem, composta por João Brás e Carlos Silva, estive em plano aceitável, embora demonstrasse algum exagero na marcação das faltas acumuladas, quer para um lado, quer para o outro.