O presidente da Junta de Freguesia da Boidobra, José Pinto
Zona histórica da Boidobra
Casas em risco de ruína preocupam população

Existem casas muito degradadas na freguesia. A situação preocupa a população e a Junta teme que algo de grave aconteça.


Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


A existência de várias habitações degradadas e em risco de ruína na zona histórica da Boidobra está a provocar preocupações, tanto no presidente da Junta de Freguesia, como nos moradores. As telhas dos beirados estão a cair, uma situação que José Pinto classifica de "bastante perigosa". O autarca revela que já foi feito um inventário das casas e seus proprietários, ao todo 16, e entregues à Câmara Municipal da Covilhã. "Estas habitações degradadas podem causar problemas aos transeuntes. Receamos que, caso não seja feito nada, aconteça alguma coisa de grave", alerta o presidente da Junta, que pediu à autarquia a criação de um gabinete destinado a estudar e solucionar esta situação.
Entretanto, a insatisfação da população verifica-se também no facto de, "tanto o gás natural como a TV-Cabo, abaixo da Variante, não contemplar os moradores". José Pinto adianta que a Assembleia e Junta de Freguesia aprovaram um documento onde manifestam o seu desagrado perante esta situação. O texto foi enviado à Cabo-Visão e BeiraGás.
Mas os problemas na freguesia não se esgotam aqui. O pavilhão desportivo precisa de uma cobertura. Mas "há sempre a desculpa em termos de custos", diz o presidente da Junta. O pedido, um investimento orçado em cerca de 75 mil euros, aguarda uma resposta da Câmara Municipal.