Por Elizabete Cardoso


Artur Aleixo mistura a realidade e o mundo dos sonhos nas suas obras

Professor de Filosofia há mais de duas décadas, Artur Aleixo apresenta, na Biblioteca Municipal da Covilhã, a sua segunda exposição de pintura: " A Mulher - Tema de Arte ".
Para além do ensino e da gestão da sua empresa, Artur Aleixo ainda tem tempo para a pintura. Identifica-se com Tales de Mileto, Galileu e Aristóteles "pessoas que cultivavam as mais variadas artes".
Segundo o pintor, o tema da exposição resulta do gosto pela pintura e do interesse de representar as ideias que se manifestaram ao longo da história.
Com alguma mágoa confessa que devia ter começado a pintar há 20 anos atrás. Sem qualquer formação na área das artes, sem qualquer trabalho conhecido, as carências naturais no domínio da técnica da pintura foram suavizadas pela carga ideológica de alguém habituado a pensar. Hoje consegue reunir um conjunto de quadros inspirado no paradoxo e na mudança de mentalidades que ao longo dos anos a mulher ultrapassou. Ao opor-se ao surrealismo absoluto, Artur Aleixo defende que esta "é uma nova forma de arte" onde mistura a realidade e o mundo dos sonhos.
Numa época dominada pelo vídeo e pela imagem vendida através da televisão, não é fácil levar pessoas a uma exposição de arte. No entanto, o pintor afirma que "o gosto pela arte tem de ser estimulado não só nas escolas, pelos professores, mas também pelos pais".