O programa Millennium é utilizado em bibliotecas de todo o mundo
Millennium chega à UBI
Novo Software para a Biblioteca Central

Entre o final deste ano e o início do próximo, a Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior vai contar com um novo sistema informático. Trata-se do software Millennium encomendado a um consórcio luso-americano - Innovative e Coyola. Esta aquisição vai permitir um novo modelo de gestão e de controlo dos recursos existentes na biblioteca. A UBI é a terceira instituição do país a adquirir este programa.


Por Carlos Borges


O Millennium é um software que neste momento está a ser utilizado em várias bibliotecas no mundo inteiro dado a importância que as novas tecnologias adquiriram na organização de serviços bibliotecários. Permite aos utilizadores uma maior celeridade na pesquisa bibliográfica mas também a obtenção de informação mais exaustiva acerca de uma obra que se pretenda consultar. "Vai permitir que haja melhor gestão de todos os recursos, maior divulgação de informação e que cada utilizador saiba de facto o que existe", afirma Joana Dias, coordenadora da Biblioteca Central da UBI. No entender desta responsável, os utilizadores vão beneficiar muito com este novo programa.
Segundo Joana Dias, o actual modelo de gestão vai pura e simplesmente desaparecer com a implementação do novo sistema informático. Ou seja, vai haver uma rotura com o velho software. Mas este corte não será imediato porque "é preciso alimentar o novo programa, isto é, passar todas as informações disponíveis e acrescentar outras para o Millennium, já que se trata de um produto de valor acrescentado", explica. O projecto não vai arrancar para já, porque há necessidade de capacitar os recursos humanos adaptando-os ao novo software. "Por enquanto não passa de uma mera notícia para os utilizadores", garante a coordenadora. Assim estão já agendadas para Abril/Maio, acções de formação específicas para o software e hardware, uma vez que o programa engloba os dois sistemas. Esta formação será administrada em parceria com a empresa fornecedora.

"As bibliotecas são instituições da dignidade humana"

Segundo Joana Dias, o novo software trará muitos benefícios aos utilizadores

Este projecto há muito que vem sendo alimentado. Apesar disso teve avanços e recuos por razões financeiras e humanas. "Mas agora estamos em condições de avançar que o projecto se vai mesmo concretizar" garante a responsável. Instada a pronunciar-se sobre os custos que envolvem um investimento desta envergadura, Joana Dias defende que "o custo inicial é elevado, mas também os benefícios a médio e a longo prazo vão ser elevados".
"As bibliotecas são as instituições da dignidade humana. É lá que centra o conhecimento e a capacidade de poder vir a conhecer mais. O conhecimento gera conhecimento", sublinha Joana Dias, alertando para a importância da Internet no novo sistema de investigação bibliográfica. Mas defende por outro lado que a Internet não vai fazer desaparecer a biblioteca convencional, quando muito contribui para o seu desenvolvimento técnico, podendo assim os dois meios de investigação, trabalhar de "mãos dadas". Com este novo programa informático a Biblioteca Central da UBI passa a fazer parte da família universal das bibliotecas.