Dar a conhecer o ambiente universitário é um dos objectivos deste evento
Dias abertos
Olhar a Universidade

A sexta edição dos "Dias da UBI" começa hoje. Salas de aula, laboratórios, departamentos, museu e biblioteca são alguns dos espaços que vão receber a visita de estudantes ou simples curiosos.


Por Eduardo Alves


Uma iniciativa centrada no contacto entre as pessoas e a casa dos saberes que dá pelo nome de Universidade. A UBI organiza este evento desde 1998. "Os dias abertos visam dar a conhecer a Universidade à comunidade" avança Graça Castelo Branco, responsável pelo Gabinete de Relações Públicas da instituição. Esta ligação ao meio envolvente pretende oferecer "uma perspectiva do ensino e da investigação que aqui é desenvolvida", sublinha. Divulgar as capacidades e potencialidades da instituição em termos científicos, técnicos e culturais é outra das faces desta acção.
As visitas organizadas aos diversos sectores da Universidade constituem, para Graça Castelo Branco, "uma oportunidade para dar a conhecer o ambiente universitário".
Cátia, Dália e Marisa são os nomes de três rostos cuja passagem pela universidade durante os "Dias da UBI" viria a marcar, provocando uma viragem nas suas carreiras académicas.
A visita de estudo trouxe, pela primeira vez, Cátia Calado e Marisa Ribeiro de Cernache do Bonjardim até à Covilhã. Ambas frequentavam uma turma do 9º ano do Ensino Básico no Instituto Vaz Serra e recordam as muitas dúvidas sobre futuros estudos. A deslocação à UBI ajudou a dissipar algumas. "Quando entrei aqui, achei a Universidade enorme", refere Cátia Calado, agora estudante do 3º ano de Ciências da Comunicação. Uma grandeza que acabaria por diminuir a cada dia e tornar este espaço em algo familiar.
O sorriso no rosto não esconde um pouco de nostalgia, empregue no assinalar do local onde o grupo tirou uma foto de turma. Marisa Ribeiro olha para as escadas da zona da Parada, junto ao Museu de Lanifícios e, sem esforço, recorda os nomes da maior parte dos colegas que visitaram a UBI com as duas alunas. Um cenário que agora já faz parte das suas vidas.
O Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem (CREA), foi aquilo que mais despertou as suas atenções. "Fiquei bastante impressionada ao ver as câmaras e os cenários utilizados para a produção dos telejornais", refere Cátia. Referências que pesaram a favor da UBI na hora da decisão. Marisa Ribeiro explica que "no período de concorrer ao Superior, a minha primeira escolha recaiu sobre as Ciências da Comunicação na UBI, porque já conhecia as suas potencialidades e hoje gosto muito de cá estar".
Dália Brioso frequenta o segundo ano da licenciatura de Bioquímica. As ciências naturais sempre constaram das preferencias desta jovem, natural do Fundão. Uma mostra, sobre a Universidade da Beira Interior, realizada na escola secundária da sua cidade, fez com que viesse conhecer melhor a instituição. "Visitei a UBI, nos dias abertos, com os meus colegas, julgo que do 10º ano", recorda Dália. Os laboratórios e as demonstrações feitas pelo professor Manuel Magrinho fizeram com que a jovem fundanense optasse por uma licenciatura da Universidade da Beira Interior. "Conhecer a instituição, antes de escolher, foi uma grande ajuda para mim", conclui.

Uma boa iniciativa

"O ano passado, a UBI recebeu mais de cinco mil visitantes", avança a responsável pelas Relações Públicas. O evento que traz a comunidade, principalmente a estudantil, até à Universidade, realiza-se desde 1998. Mas mesmo antes dessa data, a UBI participou em algumas iniciativas de natureza semelhante, organizadas pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação.
De todos os que nela participam ou dela fazem parte, recebe elogios. "É de grande utilidade", sublinha Cátia Calado. "Faz com que os estudantes do secundário possam ter algumas ideias do que é o Ensino Superior e de como são as universidades", acrescenta. A ideia de integração é também referida por Dália Brioso. A estudante de Bioquímica classifica de "muito boa", a iniciativa e defende a sua adopção por parte de outras universidades. "De forma a que os interessados possam visitar e conseguir uma visão mais real das instituições, dos seus equipamentos e das suas condições", afirma.
Este ano Graça Castelo Branco revela que a UBI já recebeu mais de três mil inscrições, correspondentes a cerca de 40 escolas. Números redondos, porque até aos últimos dias, a instituição está sempre a receber pedidos de visita.
Esta iniciativa, tem-se revelado a mais mediática, de entre um vasto conjunto de eventos. A filosofia de comunicação adoptada pela Universidade da Beira Interior, passa ainda por artigos de imprensa, publicidade, Internet e outros. "Mas é, seguramente, junto das escolas que tem vindo a ser desenvolvido um grande esforço na divulgação", reforça Graça Castelo Branco. A presença em Feiras de Orientação Escolar, "organizadas por grandes recintos, como a FIL e a EXPONOR" é outra das formas de aposta na divulgação.