Maria do Céu Alves estudou uma área sobre a qual ainda há poucos trabalhos realizados no nosso País
Doutoramento em Gestão na UBI
Análise às decisões dos gestores

Este trabalho reflecte uma análise sobre a utilização de informações no processo de decisão.


Por Mário Ramos


Maria do Céu Alves apresentou a sua tese de doutoramento ontem, dia 10, tendo obtido aprovação por unanimidade. A sua dissertação consiste num projecto elaborado nos últimos três anos que tem por tema a forma e o género de informações que o gestor utiliza nas suas decisões.
"Decisores e informação contabilística - sua influência nas decisões empresariais" foi o nome da tese defendida na UBI. O trabalho apresenta uma análise empírica sobre a utilização da informação contabilística num contexto empresarial, a primeira num trabalho de investigação realizada neste âmbito. Maria do Céu Alves considera que a sua tese "é uma pesquisa numa área que ainda tem poucos trabalhos realizados em Portugal". Os seus projectos imediatos consistem na necessidade de "aprofundar alguns aspectos presentes na sua investigação e, também, acompanhar as diversas tendências recentes presentes noutros países". No fundo, deseja "seguir as linhas de investigação definidas no final da tese, e que são um aprofundamento do que foi estudado nos últimos três anos".
O júri da prova foi constituído por Miguel Angel Dominguez, professor catedrático da Universidade de Vigo, Armandino Cordeiro Rocha, professor catedrático da Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade Lusíada, Ana Maria Ussman, professora associada da Universidade da Beira Interior, Lúcia Maria Rodrigues, professora auxiliar da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Ana Isabel Morais, professora auxiliar do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e Zélia Maria Serrasqueiro, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior. Os arguentes da tese foram Miguel Angel Dominguez e Ana Isabel Morais.